MORA: Descobertos seis novos Menires

Views: 1067
Mora_Alto_Cruz_menires

Uma equipa de investigadores da Universidade de Évora, que se encontra a realizar trabalhos arqueológicos em Mora, identificou na primeira semana de Agosto um novo monumento megalítico.

Trata-se de um conjunto de seis menires, localizados num sítio sobranceiro conhecido como «Alto da Cruz», na freguesia de Brotas, que, a partir da disposição em planta, parecem formar uma tipologia desconhecida no contexto do megalitismo menírico no Alentejo.

Com efeito, segundo a arqueóloga Leonor Rocha, os menires encontram-se tombados, formando uma cruz: quatro deles estão dispostos num alinhamento Norte – Sul e os outros dois num alinhamento Este – Oeste, não se podendo afirmar, neste momento, que se trata de um recinto megalítico propriamente dito. Três deles estão decorados com covinhas que num dos casos, parecem desenhar um símbolo solar.

Conjunto pode ser único na Península Ibérica

Um sétimo menir, situado 300 metros a Oeste, já identificado em 2002, parece fazer parte do conjunto que, desde já, anuncia um carácter único entre os monumentos deste tipo conhecidos na Península Ibérica.

Recorde-se que os dois monumentos com menires conhecidos no concelho de Mora (os recintos megalíticos de Vale d’El Rei e Fontaínhas) foram identificados na década de 1970, durante os trabalhos para a Carta Geológica realizados por técnicos dos Serviços Geológicos de Portugal, e que as últimas descobertas deste tipo, no Distrito de Évora, foram realizadas em 1999, no concelho de Montemor-o-Novo.

Esta descoberta, ainda que com a tradicional euforia de uma nova descoberta, traz novas perspectivas na investigação do megalitismo do concelho de Mora sobretudo no que respeita às questões relacionadas com o início do Neolítico e do Megalitismo.

Os trabalhos em curso, enquadram-se nos projectos de investigação que a Leonor Rocha (Universidade de Évora) tem vindo a desenvolver no Concelho com apoio da Câmara Municipal de Mora..

Comments: 0