1º Concurso Literário Escolar Paula Calado teve lugar ontem, dia 28, no Auditório da Escola Secundária D. Sancho II.
A apresentação do 1º Concurso Literário Escolar Paula Calado teve lugar ontem, dia 28, no Auditório da Escola Secundária D. Sancho II. A mesa dos oradores contou com a presença da diretora do Agrupamento nº3, Fátima Pinto, a filha de Paula Calado, Sara Fevereiro, a professora responsável pela ilustração, Elisabete Matias e a professora Teresa Guerreiro, em representação dos Autores de Elvas.
Este concurso que pretende que seja o primeiro de muitos, foi uma organização dos Autores de Elvas com o objetivo de perpetuar o nome de Paula Calado, professora e vereadora da Cultura na Câmara de Elvas, que perdeu a vida o ano passado.
Esta iniciativa está aberta a toda a comunidade escolar do concelho de Elvas e Campo Maior. No concurso vai estar a modalidade literária de conto. Há quatro escalões, adaptados às várias idades doa alunos.
Para a filha de Paula Calado, “esta é das homenagens mais bonitas e com mais significado já feitas à minha mãe. Todas as homenagens para nós, são importantes, porque é a certeza que a mãe está viva e presente, mesmo depois de ter partido, mas esta é particularmente especial, porque os livros significavam muito para ela”. Sara Fevereiro, apelou aos jovens para que “escrevam e para que participem neste concurso”.
Fátima Pinto, realçou a “importância do concurso, no sentido de incentivar os alunos a escreverem e perpetuar o nome de Paula Calado no tempo”.
A apresentação do Concurso Paula Calado, contou com dois momentos musicais pelo professor Paulo Cachinho que, à guitarra portuguesa, interpretou dois temas de Carlos Paredes, músico de quem Paula Calado gostava.