9º Campeonato Europeu de Ginástica Aeróbica e o Open Internacional foram apresentados em Elvas
O 9º Campeonato Europeu de Ginástica Aeróbica e o Open Internacional foram apresentados em Elvas, na manhã desta sexta-feira 12, com a presença da comunicação social portuguesa e espanhola, numa iniciativa que trará à cidade Património Mundial os melhores atletas europeus da modalidade.
Os eventos decorrem no Coliseu Comendador Rondão Almeida, de 30 de outubro a 8 de novembro, numa organização conjunta da Federação de Ginástica de Portugal e Câmara Municipal de Elvas.
Em simultâneo foram apresentados os materiais promocionais do evento, o cartaz, flyer, promovideo, o site oficial (www.eurobics2015.com) e o banner do evento, que a partir deste momento passam a ser divulgados pelas duas entidades.
Nesta apresentação, o vice-presidente da Câmara Municipal de Elvas, Manuel Valério, salientou que “são esperados em Elvas centenas de atletas, os melhores a nível europeu, em representação de cerca de 20 países, o que nos traz uma responsabilidade acrescida: a de proporcionar um evento com qualidade para a nossa cidade e em que os elvenses têm também a responsabilidade de saber receber uma comitiva diversa e que queremos leve a melhor imagem destes dias passados na cidade Património Mundial”.
Para além disso, referiu que este é um investimento feito a pensar na economia local, “em especial nas vertentes do alojamento, da restauração e turismo”. Acrescentando que reconhece ainda as “excelentes infraestruturas existentes em Elvas, quer para a realização de eventos desta natureza, que pressupõem a participação de centenas de atletas, quer para assistência do público, com a disponibilização de milhares de lugares sentados, com conforto e boa visibilidade para a competição em si”.
João Paulo Rocha, presidente da Federação de Ginástica de Portugal, agradeceu a “disponibilidade da Câmara Municipal de Elvas em acolher este evento”, adiantando que a preparação começou “já há vários meses e tem decorrido de forma a que não restem dúvidas de que vamos ter um grande evento de ginástica, de promoção da ginástica e do desporto e também da cidade de Elvas”.
Este responsável lembrou ainda que em termos de investimento, “temos vindo a adquirir, tudo o que seja possível, em Elvas, cerca de 90 por cento das compras têm sido feitas aqui, por forma a trazermos algum retorno” para a cidade, com ocupação “quase total das unidades hoteleiras de Elvas”.
Quanto à presença de atletas, espera “uma forte adesão”, referindo que ainda decorre o apuramento dos ginastas que vão estar no Campeonato da Europa, sendo que “alguns já têm quase a certeza de que vão estar presentes” nesta prova.
Presentes neste encontro com a comunicação social estiveram os ginastas Bruna Coelho e Bernardo Graça, que competem em individual e em pares.
CME