Manuela Moura Guedes aguarda regresso do Jornal de Sexta
A jornalista Manuela Moura Guedes disse ontem à Lusa estar à espera do regresso do “Jornal de Sexta” depois de o organismo regulador dos media ter considerado que a administração da TVI contrariou a lei ao suspender o programa.
“Não faço comentários. Agora fico só à espera que o ‘Jornal de Sexta’ volte, dado que, tal como a ERC decidiu, a decisão da administração da TVI de suspensão – ou de acabar com o ‘Jornal de Sexta’ – foi um acto ilegal. E um acto ilegal é um acto nulo”, defendeu.
A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) considerou ontem que a suspensão do “Jornal Nacional” de Manuela Moura Guedes contrariou a lei e lesou as competências próprias da direcção de Informação, tendo reprovado a “interferência” da administração da TVI.
Numa deliberação, aprovada por unanimidade, o conselho regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) afirma que “a referida decisão consubstancia uma intervenção contrária à lei e lesiva das atribuições e competências próprias da direcção de Informação” e avisa que vai iniciar um processo para apurar “da responsabilidade contra-ordenacional”.
A Lusa tentou contactar o ex-director de informação da TVI, João Maia Abreu, e o director-geral da estação, Bernardo Bairrão, mas até ao momento tal não foi possível.
A administração da TVI escusou-se a fazer comentários e o actual director de informação, Júlio Magalhães, remeteu esclarecimentos para mais tarde.
JRS/PMC.
Lusa/fim.