Autárquicas/Estremoz: Independente ganha Freguesia com menos eleitores em Portugal
Estremoz, Évora – O independente Paulo Jorge Franco Dias foi ontem eleito em plenário de cidadãos, por um voto de diferença, presidente da Junta de Freguesia com menos eleitores em Portugal, São Bento de Ana Loura, no concelho alentejano de Estremoz.
São Bento de Ana Loura é a freguesia com menos eleitores do país, apenas 33, e é das que, na União Europeia, conta com menos população, cerca de 50 habitantes.
Nas eleições autárquicas de dia 11 os eleitores inscritos em São Bento de Ana Loura votaram apenas para a Câmara e Assembleia municipais de Estremoz.
O plenário de cidadãos que elege a Junta de Freguesia reuniu-se hoje, pela segunda vez, visto que no plenário que decorreu a 18 de Outubro registou-se um empate, em duas votações consecutivas, entre as duas listas apresentadas a sufrágio, encabeçadas pelos mesmos candidatos de ontem.
A 18 de Outubro as listas encabeçadas pela actual presidente da Junta, Telma Russo, e por Paulo Jorge Franco Dias obtiveram 10 votos cada nas duas votações.
Naquele dia votaram 20 eleitores sem que se tenha registado qualquer voto em branco ou nulo, tendo ficado marcado para hoje um novo plenário de cidadãos para eleição do presidente da Junta.
Em declarações à agência Lusa, uma fonte da Junta de Freguesia adiantou que, no plenário de hoje, a lista apresentada a sufrágio encabeçada por Paulo Jorge Franco Dias obteve 12 votos, enquanto a lista apoiada pela CDU e liderada por Telma Russo, que cumpriu dois mandatos como presidente da Junta, recebeu 11 votos.
No plenário de hoje votaram 23 dos 33 eleitores, não se registando qualquer voto em branco ou nulo.
Nas freguesias com 150 eleitores ou menos a assembleia de freguesia é substituída pelo plenário de cidadãos eleitores. Os candidatos à presidência da Junta apresentam-se durante o plenário, apoiados por forças políticas ou como independentes, e o sufrágio é feito por voto em urna.
Também no concelho de Estremoz, na freguesia de Santo Estêvão, o independente Mariano Dias foi reeleito a 18 de Outubro presidente da Junta, em plenário de cidadãos.
Em Santo Estêvão, a única lista apresentada a sufrágio, apoiada pelo Movimento Independente por Estremoz-MIETZ, obteve 41 votos, dos 42 eleitores que depositaram o seu voto em urna, dos quais um em branco. O presidente eleito, Mariano Dias, vai cumprir o quinto mandato à frente da Junta.
Santo Estêvão tem 93 eleitores e uma população de cerca de 150 pessoas, tendo os votos de 11 de Outubro contado apenas para a eleição da Câmara e Assembleia municipais.
TCA.
Lusa/Fim