Odemira: Primeiro Festival de Humor vai pôr população a “partir o coco a rir”
Odemira, Beja, – Músicas, contos insólitos e radionovelas de “partir o coco a rir” vão animar a programação da “Rádio 100 Crise” que poderá ser ouvida em cafés de Odemira durante o primeiro Festival de Humor da vila, que começa esta segunda-feira.
A rádio, que poderá ser ouvida duas horas por dia, uma de manhã e outra depois de almoço, em oito cafés, é uma das ofertas do festival “Odemira a Rir”, promovido pela associação “3 em Pipa” e que vai decorrer até dia 07 deste mês.
O festival, que vai “provocar muitas gargalhadas”, pretende “promover o riso como recurso importante para o bem-estar” e “reavivar o carácter humorístico e a atitude satírica próprios dos alentejanos”, disse à agência Lusa Fernando Parreira, da organização.
A par da primeira emissão da “Rádio 100 Crise”, o festival arranca com a Rota do Humor, através da qual vão ser afixados, durante toda a semana, cartazes com anedotas e frases cómicas em estabelecimentos comerciais de Odemira para “provocar gargalhadas aos clientes”, explicou o responsável.
Na terça-feira, às 10:00, será inaugurada a exposição interactiva “Riso sem Siso”, “uma viagem humorística à história do riso e das suas aplicações nas artes” que poderá ser apreciada pelo público na Biblioteca Municipal de Odemira, durante todo o festival.
O “Odemira a Rir” vai também abordar o humor no teatro, na sétima arte e como “terapia individual”, através dos workshops “O Humor e a Expressão Dramática” (terça-feira), “O Humor e o Cinema” (quinta-feira) e “Yoga do Riso” (sábado).
O humor na sétima arte também vai ser explorado através da exibição dos filmes “Playtime – Vida Moderna”, de Jacques Tati, quarta-feira, e “Dot.Com”, de Luís Galvão Teles, sexta-feira, sempre às 21:30, no Cine Teatro Camacho Costa.
O festival termina sábado à noite, no Cine Teatro Camacho Costa, com o espectáculo “Odemira a Rir”, que inclui a exibição de apanhados feitos à população da vila e “matchs de improvisação” pelos Pés Descalços – Clube de Teatro para Adultos.
Durante o espectáculo serão entregues os prémios às melhores anedotas do concurso “Cócegas à Solta”, que decorreu em Odemira, entre os passados dias 28 de Setembro e 08 de Outubro.
LL.
Lusa/Fim