Balonismo: Festival internacional vai levar centenas de curiosos aos céus do Alto Alentejo
Cerca de meia centena de balões vão colorir os céus de Alter do Chão e Fronteira durante a 13.ª edição do maior evento português de balonismo, que promete levar aos céus centenas de curiosos a partir de domingo.
Promovido pela empresa Publibalão, o Festival Internacional Bp Gas Balões de Ar Quente, que este ano se prolongará por uma semana, é o mais antigo do género em Portugal e “tem vindo sempre a crescer”, oferecendo em média 800 viagens de balão por ano ao público presente ou aos vencedores de passatempos lançados na comunicação social.
Segundo Sandro Camarate, da organização, esta é uma das vertentes mais populares da iniciativa.
“Uma viagem de balão está sempre no imaginário de todas as pessoas e ali é uma oportunidade de o fazer de forma gratuita. Não conseguimos satisfazer todos, mas temos sempre capacidade para levar algum público”, explicou.
Este ano o objectivo era fazer do Festival o maior evento de balonismo da Europa com 60 tripulações, um número que não será alcançado mas que, ainda assim, não elimina as expectativas positivas da empresa promotora.
“Por uma questão orçamental e por não haver condições para ter cá os 60 balões, não foi possível, mas, apesar de só termos 48, o mesmo número do ano passado, continua a ser o melhor festival de balões da Europa, sem dúvida nenhuma”, adiantou Sandro Camarate à Lusa.
O cartaz inclui, além de voos livres (as habituais viagens de balão) e cativos das escolas, o campeonato nacional e a taça ibérica (ambos com início na quarta-feira, dia 11) e um “night flow” (dia 13, em Alter do Chão), um espectáculo que combina jogos de luz e música em terra.
Apenas no domingo, dia de chegada e inscrição das tripulações, não se vão ver balões a sobrevoar os dois concelhos do distrito de Portalegre.
O festival termina dia 15.
ROC.
Lusa/fim