Arronches recebeu Exposição Canina

Pelo quinto ano consecutivo, o Jardim do Fosso foi o espaço escolhido para a realização da Exposição Canina Nacional do Alto Alentejo.
Sendo um certame que decorreu pelo quinto ano consecutivo no Jardim do Fosso, em Arronches, a 26ª Exposição Canina Nacional do Alto Alentejo realizou-se ao longo do último sábado, dia 8 de setembro, com todo o espaço a ser preenchido por participantes ou meramente curiosos que pretendem conhecer um pouco mais das raças caninas a concurso.
Com o início a ter lugar logo pela manhã, os três ringues distribuídos pelo jardim foram sendo ocupados, à vez, pelas cerca de três centenas de cães a concurso, julgados, primeiramente por raça, pelos juízes José Romão, Luís Catalan, Luís Gorjão Henriques, Paul Scanlon e Rui Teixeira.
Durante toda a manhã, realizou-se essa primeira fase deste concurso, ficando a tarde reservada às finais. Assim, os exemplares foram divididos por grupos, participando o melhor de cada grupo na eleição do melhor exemplar da exposição, não sem antes ser votado o melhor exemplar de raça portuguesa.
Na classificação do melhor exemplar de raça portuguesa, o pódio ficou constituído pelo Barbado da Terceira, na terceira posição, pelo Cão da Serra da Estrela de Pelo Comprido, no segundo lugar, vencendo a categoria o Cão d’Água Português. O Cão d’Água Português foi mesmo o melhor exemplar da exposição, seguido do Baixote Standard de Pelo Cerdoso, fechando o pódio o Braco Italiano.
Para entregar os prémios foi chamado ao ringue o executivo municipal, nas pessoas da sua presidente, Fermelinda Carvalho e vice-presidente, João Crespo, bem como a mesa da Assembleia Municipal, representada pelo primeiro secretário, Luís Ramalho e ainda Carla Molinari, presidente do Clube Português de Canicultura, além dos juízes que avaliaram esta exposição ao longo do dia.
CMA