Almanaque Lusa – 10 de Novembro.
Hoje é Terça-feira, 10 de Novembro, tricentésimo décimo quarto dia do ano e Dia Mundial da Ciência ao Serviço da Paz e do Desenvolvimento. Faltam 51 dias para o final de 2009.
Este dia é dedicado a Leão I, o Magno, Papa e Doutor da Igreja, e a Santo André Avelino, Religioso.
Nos céus, a Lua encaminha-se para a Fase Nova. Lua Nova, dia 16, às 19:14.
O Sol nasce às 07:13 e o ocaso regista-se às 17:27.
No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 09:17 e 22:08, a baixa-mar, às 02:31 e 15:29.
Os nascidos nesta data pertencem ao signo de Escorpião, destacando-se Martinho Lutero (1483), o compositor francês François Couperin (1668), o escritor irlandês Oliver Goldsmith (1728), o poeta e dramaturgo alemão Friedrich Schiller (1759), o antigo líder do PCP Álvaro Cunhal (1913) e os actores Richard Burton (1925) e Roy Scheider (1935).
Nesta data, em 1729, os árabes conquistavam Mombaça a Portugal. Em 1887, Lourenço Marques, actual Maputo, era elevada a cidade. Em 1928, Hirohito subia ao trono imperial do Japão. Em 1933, uma carta apostólica do Papa Pio XI institucionalizava a Acção Católica Portuguesa.
Em 1959, a Assembleia-geral da ONU condenava o apartheid na África do Sul e a discriminação racial em todo o mundo. Em 1967, a sonda norte-americana Surveyor-6 pousava na Lua. Em 1969, estreava-se a Rua Sésamo, série pedagógica criada pela equipa de Jim Henson, na PBS, estação pública norte-americana de televisão.
Em 1975, a Assembleia-geral da ONU aprovava as resoluções que qualificam o sionismo como uma forma de racismo e estabelecem a participação da OLP em todas as conversações sobre o Médio Oriente. Em 1985, a lista de Adriano Moreira vencia as eleições para a direcção do CDS. Em 1988, o Reino Unido e o Irão reatavam relações diplomáticas.
Em 1989, morria o actor português Barroso Lopes, 82 anos, o “último dos grandes cómicos”, depois de Vasco Santana e António Silva. Na mesma data, o muro de Berlim, construído pela RDA no princípio dos anos 60, começava a ser derrubado por ordem das autoridades da Alemanha de Leste.
Em 1993, o líder da OLP, Yasser Arafat, fazia uma visita oficial a Lisboa. Em 1994, o embaixador João Cutileiro era eleito Secretário-geral da União Europeia Ocidental. Em 1996, morria o bailarino Miguel Lyzarro. Em 1997, Kim Phuc, a menina norte-vietnamita imortalizada na fotografia de Nick Ut, a “Menina do Napalm”, em plena guerra do Vietname, era nomeada Embaixadora de Boa-vontade da Unesco para a Cultura da Paz.
Em 1999, morria o trompetista norte-americano Lester Bowie, 58 anos, fundador do Art Ensemble of Chicago. Em 2001, no Afeganistão, a Aliança do Norte, apoiada pelos bombardeiros norte-americanos, conquistava Mazar-i-Sharif.
Em 2003, a Organização Mundial do Comércio considerava “incompatíveis” com as regras do mercado as sobretaxas do aço impostas pelos EUA para proteger a sua indústria.
Em 2004, o Prémio Secil de Arquitectura era atribuído a Eduardo Souto Moura, pelo Estádio Municipal de Braga. E o poeta brasileiro Paulo Henriques Brito vencia o Prémio PT de Literatura com a obra “Macau”.
Em 2005, o Ministério da Ciência anunciava a criação de um programa de combate ao abandono e insucesso escolar no Ensino Superior, em 2006. E o Senado dos EUA aprovava a resolução que veio despojar os “combatentes estrangeiros, detidos na base de Guantanamo, do direito de recorrer da detenção”, perante a Justiça.
No mesmo dia morria Joaquim Machado, 81 anos, editor e livreiro, fundador da Livraria Almedina, em Coimbra (1955).
Em 2006, ocorria o início do VIII Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários, em Lisboa, com representações de 70 países. Era publicado no Diário da República o Aviso do Banco Portugal que obrigava os bancos a informar as regras dos arredondamentos e o número de dias do cálculo dos juros, nos contratos de crédito. A Junta de Governadores da Universidade de Santiago de Compostela, Galiza, aprovava por unanimidade a anulação do título de Doutor Honoris Causa concedido ao ditador espanhol Francisco Franco, em 1965. O sequestro de um autocarro, com 30 passageiros, no Rio de Janeiro, terminava ao fim de 10 horas, sem mortos nem feridos. Foi sequestro mais longo da história da cidade. O Sport Lisboa e Benfica entrava no Guinness Book of Records 2007 como clube com mais associados do Mundo, com os seus 160.392 sócios. Jorge Vaz de Carvalho, presidente do Instituto das Artes, vencia o Prémio de Tradução Científica e Técnica da União Latina/FCT, com a versão portuguesa da obra do século XVIII “Principi di Scienza Nuova”, “Ciência Nova”, de Giambattista Viço. Morria Jack Palance, 87 anos, actor norte-americano, Óscar pela interpretação no filme “City Slickers”.
Em 2007, começava a XVII Cimeira Ibero-Americana de chefes de Estado e de Governo dedicada à coesão social termina em Santiago do Chile, ensombrada por um incidente entre Hugo Chávez e o rei Juan Carlos de Espanha. O Rei Juan Carlos mandou calar o presidente da Venezuela, que voltou a chamar “fascista” ao ex-chefe de Governo José Maria Aznar. Morria o escritor norte-americano Norman Mailer, com 84 anos, em Nova Iorque, vítima de insuficiência renal. Mailer foi duas vezes vencedor do Prémio Pulitzer e ganhou cedo o epíteto de “enfant terrible”.
Em 2008, assumia funções a nova administração do Banco Português de Negócios (BPN), presidida por Francisco Bandeira, após a nacionalização da instituição e a demissão do anterior presidente, Miguel Cadilhe. A União Europeia aprovava o lançamento da primeira operação naval de sempre para lutar contra a pirataria ao largo da Somália e no golfo de Aden. Morria a cantora lírica Ana Lagoa, 75 anos, na sua casa em Salzburgo, vítima de Alzheimer. A soprano obtivera a dupla nacionalidade, portuguesa e austríaca, por casamento.
Lusa/Fim.