Energia: Central de Ciclo Combinado da EDP em Lares é inaugurada hoje

Views: 1352

cidadeA central de ciclo combinado da Energias de Portugal (EDP) em Lares, Figueira da Foz, um investimento de cerca de 400 milhões de euros, é inaugurada hoje, três meses após ter entrado em funcionamento.

Os dois grupos de 431 Megawatts (MW) cada entraram em produção em Agosto e Setembro, representando uma potência total de 862 MW e uma produção anual de electricidade calculada em 4.000 GigaWatts /hora (GWh).

A central de Lares, que utiliza como combustível principal o gás natural, é a primeira das quatro centrais de ciclo combinado licenciadas em 2006 a entrar em produção, referiu, na altura, a EDP.

A empresa acrescentou que a entrada em funcionamento da unidade de Lares contribui para a redução de emissões do parque electroprodutor.

O grupo tem como objectivo atingir 2012 com mais de 2/3 da sua produção livre de emissões.

A obra teve início em Junho de 2007, num local junto ao rio Mondego, a cerca de oito quilómetros da Figueira da Foz, onde em tempos funcionou uma fábrica de carboneto de cálcio.

“Pertencia a um cliente da EDP que não pagou a conta e deu este local em pagamento”, revelou, aquando do lançamento da primeira pedra António Mexia, presidente executivo da eléctrica nacional.

A construção da central implicou um investimento de de 400 milhões de euros e envolveu 250 empresas – um terço das quais da região da Figueira da Foz e Coimbra – envolvendo directamente cerca de 1.000 trabalhadores.

Além da central de Lares, da EDP Produção, as centrais licenciadas em 2006 são a da Galp Energia (860 MW no concelho de Sines), a Tejo Energia – Endesa (940 MW no Pego, concelho de Abrantes), e a Iberdrola (914 MW em Lavos/Marinha das Ondas, também no concelho de Figueira da Foz), mas cuja construção se encontra atrasada.

JLS.

Lusa/Fim

Comments: 0