Arraiolos: Escola volta à normalidade depois de alerta de fuga de gases na rede de saneamento
Arraiolos, Évora – A escola EB 2/3 Cunha Rivara, em Arraiolos (Évora), voltou ontem à normalidade após segunda-feira seis alunos e uma professora terem sido assistidos no hospital devido à inalação de gases provenientes dos esgotos, disse fonte escolar.
O director do Agrupamento de Escola de Arraiolos, Joaquim António Mira, disse à agência Lusa que bombeiros, protecção civil e técnicos da autarquia detectaram que o cheiro a gás era proveniente da rede de saneamento.
“A chuva do fim-de-semana acelerou a fermentação e a libertação de gases”, provenientes dos esgotos, agravada pela “ausência de caixas sifonadas na rede de saneamento”, explicou o responsável.
Joaquim António Mira acrescentou que segunda-feira, por precaução, “seis alunos e uma professora foram encaminhados ao Hospital de Évora” e que, tanto a escola do 1.º Ciclo, como a Escola Cunha Rivara não chegaram a encerrar.
Fonte do Hospital de Évora confirmou à Lusa o atendimento nas urgências das seis crianças e um adulto, com cefaleias e alguma ansiedade.
Os doentes “levaram oxigénio e depois tiveram alta hospitalar”, acrescentou a mesma fonte.
Os dois estabelecimentos escolares de Arraiolos, segundo o director daquele agrupamento de escolas, não chegaram a encerrar, tendo sido apenas evacuado um bloco da Cunha Rivara.
“A escola não fechou. Evacuamos apenas uma zona onde o cheiro era mais intenso e os alunos estiveram algum tempo na rua até que o problema fosse resolvido”, adiantou.
Ontem de manhã, segundo o responsável, o cheiro mantinha-se, embora com menos intensidade.
SYM.
Lusa/Fim.