Alentejo: Presidente de câmara da ilha cabo-verdiana do Fogo inicia visita de três dias
Ferreira do Alentejo, Beja, 08 Dez (Lusa) – O presidente da Câmara de São Filipe, da ilha cabo-verdiana do Fogo, inicia hoje uma visita de três dias ao Alentejo no âmbito de um protocolo de cooperação entre municípios e empresas de Portugal e Cabo Verde.
A visita “é um dos resultados práticos” do acordo de cooperação assinado em Junho entre a Câmara de Ferreira do Alentejo, a Associação Nacional de Municípios de Cabo Verde e duas empresas, uma portuguesa e outra cabo-verdiana, disse à Lusa o presidente do município alentejano, Aníbal Costa.
Na sequência do acordo, outras empresas locais e regionais e o município de São Filipe “mostraram-se interessados em participar na cooperação e em explorar oportunidades de negócio” e querem que a Câmara de Ferreira do Alentejo “sirva de intermediária”, explicou o autarca.
O município alentejano vai cooperar porque tem “conhecimentos e experiência em áreas que interessam ao município de São Filipe, como energias renováveis, agro-indústria e turismo”, precisou.
A Câmara de Ferreira do Alentejo “elegeu as energias renováveis e a agro-indústria como grandes vectores do crescimento económico do concelho” e tem “parceiros empresariais” e vários projectos nas áreas das energias solar e eólica, da biomassa, da produção de frutas, vinho e azeite, sublinhou.
“A abertura a outros mercados”, como o de Cabo Verde, e o “envolvimento de empresas locais em acções de cooperação económica” são os “prolongamentos naturais da estratégica da Câmara”, disse.
Já o município de São Filipe “está interessado em produzir frutas e vinhos e no turismo”, disse à Lusa Hélder Guia do Centro de Desenvolvimento Económico e Captação de Investimento da Câmara de Ferreira do Alentejo.
As energias renováveis, como a solar e a eólica, são também “uma área fundamental” para São Filipe, porque “podem ser utilizadas na captação e elevação de água”, que, apesar de existir “em quantidades significativas, necessita de energia para bombagem e distribuição”, frisou o responsável.
O presidente do município de São Filipe, Eugénio Miranda da Veiga, chega hoje a Ferreira do Alentejo, mas o programa de visitas só começa quarta-feira, com reuniões com o executivo, directores e coordenadores de serviços da Câmara e o presidente da Assembleia Municipal de Ferreira do Alentejo.
Seguem-se visitas a instalações municipais, às três centrais solares e a duas herdades agrícolas do concelho de Ferreira do Alentejo e uma reunião de trabalho com entidades e empresas locais e regionais.
Das reuniões deverão sair as directrizes e o plano de acção da estratégia de cooperação bilateral entre as câmaras e empresas de Ferreira do Alentejo e de São Filipe, que arranca em Janeiro de 2010 e “assenta em quatro vectores estratégicos: energia, ambiente, turismo e qualificação de recursos humanos”, disse Hélder Guia.
No último dia da visita, quinta-feira, Eugénio Miranda da Veiga irá visitar o parque de empresas de Ferreira do Alentejo, o aeroporto de Beja e a unidade industrial de produção de painéis fotovoltaicos do Grupo Lobo em Évora.
LL.
Lusa/fim