Ferreira do Alentejo: Autarca cabo-verdiano “muito esperançado” na cooperação com câmara e empresários
Beja – O autarca de São Filipe, da ilha cabo-verdiana do Fogo, mostrou-se “muito esperançado” na cooperação com a Câmara e empresários de Ferreira do Alentejo, que prevê a criação de uma rede empresarial para aproveitar potencialidades dos dois municípios.
“Estou muito esperançado e com uma convicção firme de que poderemos ter uma boa colheita” da cooperação, disse Eugénio Miranda da Veiga, frisando que “há um mar de potencialidades que podem ser aproveitadas entre os municípios e os vários agentes económicos de São Filipe e de Ferreira do Alentejo”.
Eugénio Miranda da Veiga falava à Lusa após visitar o aeroporto de Beja, no âmbito de uma visita de três dias ao Alentejo, que terminou ontem e incluiu também reuniões com a Câmara, empresas e entidades de Ferreira do Alentejo e visitas a instalações municipais, às três centrais solares e a duas herdades agrícolas do concelho e a uma unidade industrial de produção de painéis fotovoltaicos em Évora.
“Foi uma oportunidade excelente para conhecer a realidade de Ferreira do Alentejo”, frisou, referindo que, após reuniões “muito positivas” com a Câmara e empresários locais, “há ideias bastante avançadas de cooperação”.
Além da cooperação institucional entre as câmaras, através de um processo de geminação, “há a expectativa de criação de uma rede empresarial para criar um ambiente empresarial muito forte para o aproveitamento das potencialidades dos dois municípios”.
Actualmente, “não há um sector muito bem definido”, mas estão a ser consideradas as potencialidade de São Filipe, nomeadamente nos sectores do turismo, da pesca, da agro-indústria e das energias renováveis, sobretudo a energia eólica.
“Há um capital inestimável de cooperação possível” entre os municípios e a classe empresarial e, “se conseguirmos” por alguns projectos a funcionar, São Filipe “será um município competitivo em termos de produção de bens agro-industriais”.
A visita de Eugénio Miranda da Veiga foi “um dos primeiros resultados práticos” do acordo de cooperação assinado em Junho entre a Câmara de Ferreira do Alentejo, a Associação Nacional de Municípios de Cabo Verde e duas empresas, uma portuguesa e outra cabo-verdiana.
Na sequência do acordo, outras empresas locais e regionais e o município de São Filipe “mostraram-se interessados em participar na cooperação e em explorar oportunidades de negócio” e querem que a Câmara de Ferreira do Alentejo “sirva de intermediária”, explicou à Lusa o presidente do município alentejano, Aníbal Costa.
“Há grandes expectativas” e “temos todas as condições para concretizar este acordo de cooperação, frisou Aníbal Costa.
Segundo o autarca, a Câmara de Ferreira do Alentejo quer “contribuir” para o desenvolvimento económico de Cabo Verde e empresas locais e regionais, sobretudo dos sectores agro-industrial e das energias renováveis, estão “disponíveis e ansiosas” para “averiguar as possibilidades de investimento” em São Filipe e em todo aquele país africano.
LL.
Lusa/Fim