Natal: Presépios de rua em Evoramonte e Borba com figuras em tamanho real

Views: 2756
Foto: Arquivo
Foto: Arquivo

Évora, 17 Dez (Lusa) – Os presépios de rua da histórica vila alentejana de Evoramonte, concelho de Estremoz, e da cidade de Borba, ambos com cerca de 30 figuras, em tamanho real, constituem atractivos do distrito de Évora na quadra de Natal.

Em Evoramonte, a partir de sábado, às 16:00, 27 figuras pintadas e outros elementos decorativos, integram o presépio de rua da localidade do concelho de Estremoz, com a curiosidade de representarem a cara de moradores da vila.

O presépio é a principal atracção da quarta edição do evento “Evora-Monte – Castelo de Paz”, que decorre até ao dia de Reis, organizado pela Liga dos Amigos do Castelo de Evoramonte (LACE), com o apoio da Junta de Freguesia local e da Câmara Municipal de Estremoz, através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Associativo (PADA).

De acordo com Eduardo Basso, presidente da LACE, a edição deste ano do evento vai possibilitar visitas a alguns dos principais símbolos do património da localidade, nomeadamente a Casa da Convenção, Torre/Paço, Ermida da Misericórdia e Igreja de Nossa Senhora da Conceição (Santa Maria).

As visitas guiadas decorrem aos sábados, domingos e feriados, a partir das 16:00, durante o período em que decorre o evento, e alguns destes monumentos não têm normalmente acesso ao público noutras épocas do ano.

No dia de Ano Novo, a visita guiada terminará com a oferta aos visitantes de um “Évora Monte d´honra”, de boas -vindas ao ano novo.

A promoção da histórica localidade como símbolo da Paz, visto ter acolhido a assinatura da Convenção que pôs termo à guerra civil entre liberais e absolutistas, constitui um dos objectivos da iniciativa.

A escritura de constituição da Rede Europeia de Sítios da Paz está marcada para Maio de 2010 em Evoramonte, localidade que integra a iniciativa.

A organização aposta no aumento significativo do número de visitantes ao castelo durante este período.

O presépio, que foi construído por residentes na freguesia, que disponibilizaram muito do seu tempo livre para este efeito, pode ser visitado de dia e de noite, pois, todas as figuras e cenas estão iluminadas.

Também na cidade de Borba, o centro histórico conta este ano com um presépio que inclui cerca de 30 imagens em tamanho real.

O vereador do município local, Humberto Ratado, indicou que o presépio de Borba tem vindo a crescer de ano para ano, com trabalhos efectuados pelo artista local Carlos Bacalhau.

TCA.

Lusa/Tudoben

Comments: 0