Natal: Enfeites de Natal com garrafas de plástico reciclável são sucesso em aldeia de Elvas

Views: 1026

vila_boim_imgElvas, Portalegre – Cinco mil garrafas de plástico enfeitam, nesta quadra natalícia, a principal praça da freguesia de Vila Boim, no concelho de Elvas (Portalegre), numa iniciativa “aplaudida” pela população local, satisfeita pela decoração económica e “amiga” do ambiente.

A ideia de decorar a Praça da República da aldeia de Vila Boim com material reciclável partiu de Áurea Nascimento, de 27 anos, funcionária da junta de freguesia.

“Aqui na Praça, no Natal, só se costumava colocar um pinheiro e eu achei que podia ficar melhor. Pesquisei na Internet e, daí, surgiu a ideia de fazer enfeites de Natal com garrafas de plástico”, explica à agência Lusa.

O pinheiro de Natal, colocado no centro da praça, foi feito com “400 garrafas de plástico”, que estão ornamentadas em forma de flores.

Quanto às árvores existentes em toda a parte lateral da praça, exibem idênticos adornos ecológicos, com os troncos meticulosamente decorados com mesma matéria-prima.

A decoração de Natal com material reciclado, “nascida” da imaginação de Áurea Nascimento, não é de agora em Vila Boim.

“Há três anos que decoro a praça com as garrafas, mas vou sempre acrescentando mais peças. Para o próximo ano, já tenho preparados uma vela feita com este material e dois Pais Natais”, adianta Áurea, já a pensar, com entusiasmo, no Natal de 2010.

O trabalho inovador que tem vindo a desenvolver é reconhecido na freguesia e tem a aprovação dos habitantes, desde os mais novos aos mais velhos.

Joaquim Trindade, morador em Vila Boim, não hesita em “aplaudir” a iniciativa: “Esta é das melhores decorações de Natal que já vi”.

E à noite, sublinha, com a iluminação ligada, tudo “fica muito bonito e está muito bem feito”.

Os elogios são também feitos Gertrudes Cordeiro, outra habitante local, que reconhece o empenho de Áurea e afirma que “está lindo”, lamentando que “não existam mais iniciativas destas”.

A vertente ecológica destes enfeites natalícios são realçados por Maria Joaquina Grenho, que defende que, “com a crise, o melhor mesmo é apostar nestas inovações”.

A jovem Marisa Carujo, por sua vez, destaca o carácter “original” da ornamentação da praça da aldeia e atesta que, a cada ano que passa, “está melhor e mais giro”.

Para efectuar este trabalho dos enfeites de Natal na via pública com materiais reciclados, Áurea recolhe as garrafas de plástico nos cafés, restaurantes e festas que acontecem na freguesia.

Uma solução “amiga” do ambiente, original e económica que deixa “orgulhosa” a mentora da iniciativa, que admite que gostaria que outros lhe seguissem o exemplo.

AYRM.

Lusa/Tudoben

Comments: 0