Efemérides Lusa – Principais acontecimentos registados no dia 19 de Janeiro
1809 – Nasce o escritor norte-americano Edgar Allan Poe, criador do modelo moderno de romance policial, com “Os Crimes da Rua da Morgue”.
1812 – No âmbito das guerras napoleónicas, forças britânicas, comandadas pelo Duque de Wellington, tomam Ciudad Rodrigo, em Espanha.
1839 – Nasce o pintor francês Paul Cézanne, nome determinante para as novas correntes do século XX.
1918 – O Partido Bolchevique dissolve a Assembleia Nacional Constituinte da Rússia, em Petrogrado (São Petersburgo).
1919 – A Monarquia é proclamada no Porto, por Paiva Couceiro, que organiza uma Junta Governativa.
1923 – Nasce o poeta português Eugénio de Andrade, autor de “As Mãos e os Frutos”, Grande Prémio de Poesia da APE, Prémio Camões, Grande Oficial da Ordem de Santiago da Espada.
1938 – Guerra Civil de Espanha. A força aérea do ditador Francisco Franco, com a Luftwafe de Adolf Hitler, bombardeia Valência e Barcelona.
1944 – II Guerra Mundial. O Exército Vermelho reconquista Novgorod.
1945 – II Guerra Mundial. O Exército Vermelho ocupa Tilsit e Cracóvia, na Polónia. No Japão, tropas norte-americanas desembarcam em Iwo-Jima.
1956 – O Sudão adere à Liga Árabe.
1966 – Indira Gandhi é escolhida, pela primeira vez, para primeira-ministra da Índia.
1969 – Estudantes da Checoslováquia manifestam-se contra a ocupação do país por forças soviéticas.
1976 – Otelo Saraiva de Carvalho é preso após a divulgação do Relatório Preliminar sobre o 25 de Novembro.
1978 – O Partido Socialista de Mário Soares e o CDS de Diogo Freitas do Amaral assinam o acordo para a formação do II Governo Constitucional.
1979 – John Mitchell, procurador-geral dos EUA durante a administração Nixon, é libertado depois de 19 meses de prisão a que fora condenado no âmbito do Caso Watergate.
1981 – Os EUA e o Irão assinam o acordo que prevê a libertação dos 52 reféns norte-americanos detidos na capital iraniana, Teerão.
1984 – Fidel Castro condecora o líder do Partido Comunista Português Álvaro Cunhal.
1986 – Morre o professor Tierno Galvan, alcaide de Madrid, impulsionador da “movida”, nos anos 80
1987 – Morre o pintor italiano Renato Guttuso, 75 anos.
1990 – É criada a Região de Turismo de Évora.
1993 – O Knesset, Parlamento israelita, aprova a abolição da lei que proibia os contactos entre Israel e a OLP.
– A Academia de Hollywood anuncia a atribuição do Óscar honorário ao cineasta italiano Federico Fellini, realizador de “La Nave Va”.
1997 – O líder da OLP Yasser Arafat regressa a Hebron pela primeira vez em 30 anos, depois da entrega da cidade da Cisjordânia.
– A portuguesa Joana Lemos conquista a taça para senhoras do Rali Paris-Dakar.
2001 – A EDP rompe a parceria com a energética espanhola Iberdrola.
2003 – Morre a jornalista e escritora francesa Françoise Giroud, 86 anos.
2004 – A fadista Mísia é condecorada com a Ordem das Artes e das Letras de França, pelo ministro da Cultura, Jean-Jacques Aillagon.
– A Agência Espacial Europeia divulga a primeira imagem da superfície de Marte obtida pela sonda Mars Express.
2005 – A presidente da Câmara de Leiria, Isabel Damasceno, é constituída arguida no âmbito das investigações do processo Apito Dourado.
2006 – É aprovada a nova Lei da Rádio, que prevê quotas mínimas de 25 a 40 por cento para a emissão de música portuguesa.
– O artista Pedro Calapez recebe o Prémio Nacional de Arte Gráfica de Espanha.
– Morre Wilson Pickett, 64 anos, cantor de música soul norte-americano, criador de “In the midnight hour”.
2007 – Entra em vigor o novo Estatuto da Carreira Docente.
– O Comité de Recurso da União Europeia de Futebol exclui o Feyenoord da Taça UEFA, devido ao comportamento violento dos adeptos do clube holandês.
– Morre Hrant Dink, 53 anos, jornalista turco de origem arménia, assassinado.
– Morre Denny Dohery, 66 anos, músico canadiano, vocalista dos “The Mamas and the Papas”
– Morre Fiama Hasse Pais Brandão, 69 anos, poetisa, escritora, dramaturga, ficcionista, ensaísta e tradutora. Entre as obras de poesia contam-se “O Texto de João Zorro”, “Novas Visões do Passado”, “Homenagem à Literatura”, “Área Branca”, “Três Rostos”, “Epístolas e Memorandos” e “F de Fiama”, enquanto no campo da prosa escreveu “O Retratado”, “Falar sobre o Falado” e “O Movimento Perpétuo”, e para o teatro “”Os Chapéus de Chuva”, “O Testamento”, “Põe ou o Corvo”, “Quem Move as Árvores” e “Noites de Inês Constança”. Prémio de Revelação de Teatro da Sociedade Portuguesa de Escritores, Prémio D. Dinis de Poesia, Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores e Prémio da Associação de Críticos Literários com o seu último livro “Contos da Imagem” (2005).
– Morre Ruy Albuquerque, 74 anos, professor catedrático da Faculdade de Direito de Lisboa, advogado e administrador de empresas.
2008 – O velejador português João Rodrigues sagra-se, aos 35 anos, vice-campeão mundial de prancha olímpica (classe RS:X), após a Medal Race (última prova, destinada aos dez melhores classificados) da prova que decorreu em Takapuna Beach, Nova Zelândia
– Morre a actriz norte-americana Suzanne Pleshette que se tornou conhecida pelo seu papel como professora no filme “Pássaros” de Alfred Hitchcok, aos 70 anos, vítima de paragem respiratória
2009 – Gilberto Madaíl e Angel Maria Villar, presidentes das federações portuguesa e espanhola de futebol, respectivamente, assinam, em Lisboa, o protocolo para a formalização da candidatura conjunta à organização do Mundial2018.
====================.
Este é o décimo nono dia do ano. Faltam 346 dias para o termo de 2010.
Pensamento do dia: “O deserto não tem parado de crescer”. Eugénio de Andrade (1923), poeta português.
Lusa/Tudoben