Portalegre: Misericórdia investe 3 ME na construção de lar para idosos e na reabilitação das actuais instalações

Views: 537

Portalegre – A provedora da Santa Casa da Misericórdia de Portalegre (SCMP), Piedade Murta, anunciou hoje que a instituição vai investir três milhões de euros na recuperação das actuais instalações e na construção de um lar para idosos.

Em declarações à agência Lusa, a responsável justificou o investimento alegando que a intervenção é “urgente”, uma vez que as actuais instalações da instituição, que funcionam há vários anos no antigo hospital de Portalegre, oferecem “poucas condições”.

“O edifício é bastante antigo, com algumas construções em madeira. Não temos, por exemplo, água quente canalizada, temos que recorrer a cilindros, botijas de gás e, por vezes, vimo-nos aflitas”, declarou.

No actual espaço da Misericórdia de Portalegre estão em permanência 107 residentes (97 de lar e 10 de lar residencial), dos quais 60 passarão para o novo lar que deverá estar concluído em 2013.

“Os técnicos estão a fazer os projectos de especialidade, depois o projecto tem que ser aprovado na Câmara de Portalegre. Por isso em Outubro deverá arrancar a obra”, acrescentou.

O projecto prevê a construção de um lar para idosos, com quatro pisos e com capacidade para albergar em regime de permanência 60 utentes de lar.

De acordo com Piedade Murta, este equipamento vai ser erguido num espaço contíguo às instalações da SCMP.

“É um sonho antigo que vai ser agora concretizado”, salientou.

As actuais instalações da instituição, situadas no centro da cidade de Portalegre, vão também ser alvo de obras de requalificação, onde serão colocadas 36 camas para albergar deficientes (adultos).

Ambos os projectos vão ser financiados pelo Programa Operacional Potencial Humano (POPH), em 60 por cento para a valência de lar e em 75 por cento para a valência de lar residencial.

Os restantes custos da obra estão a cargo da SCMP que vai recorrer ao crédito bancário para concluir o projecto.

A Misericórdia de Portalegre oferece aos utentes da região um conjunto de valências, entre as quais se destacam o serviço ao domicílio, lar residencial, centro de dia, lar de internamento e um centro comunitário.

HYT.

Lusa/Tudoben

Comments: 0