Efemérides Lusa – Principais acontecimentos registados no dia 05 de fevereiro

Views: 960

1722 – estremoz_imgÉ criada, no Porto, a primeira corporação de bombeiros da cidade, A Companhia do Fogo.

1768 – O Marquês de Pombal cria, em Lisboa, a Real Mesa Censória, separando as funções da Igreja das do Estado. A Inquisição perde os poderes de exame prévio.

1818 – Portugal assina o tratado de amizade com os EUA.

1827 – Luta pelo Liberalismo, em Portugal. Ação de Ponte da Barca. As forças absolutistas são repelidas para Espanha.

1869 – É fundado o Diário dos Açores.

1882 – Morre António Alves Martins, bispo de Viseu, liberal, célebre pelas preocupações de justiça social e pelo anti-dogmatismo. Foi Ministro do Reino, deputado, lente da Universidade de Coimbra, responsável pelo Hospital de S. José, em Lisboa.

1885 – É estabelecido o Estado do Congo, domínio pessoal do Rei Leopoldo II da Bélgica.

1887 – Estreia-se a ópera “Otello”, de Verdi, no Teatro La Scala.

1891 – Reabrem as câmaras dos Deputados, em Lisboa, para votarem as bases de um empréstimo de 39 mil contos de réis, para a regularização das contas públicas, e a atribuição do monopólio do tabaco.

1892 – Manuel de Arriaga, deputado republicano, propõe o inquérito ao antigo ministro da Fazenda, perante a dimensão do défice público.

1911 – Nasce cantor lírico Jussi Björling, eleito o maior tenor do século XX, com Enrico Caruso e Benjamino Gigli.

1918 – A República Russa separa-se da Igreja ortodoxa.

1925 – É fundado o Seixal Futebol Clube.

1962 – O presidente francês Charles de Gaulle manifesta-se a favor da independência da Argélia.

1971 – Os astronautas norte-americanos Alan Shepard e Edgar Mitchell descem na Lua, depois da viagem da nave Apollo-14.

1974 – Tropas das Nações Unidas criam a zona tampão entre Israel e o Egipto.

1980 – Primeiro dia da “Marcha Cambodjana para a Sobrevivência”.

1981 – Intervenção dos comandos sul-africanos em Matola, Moçambique, provoca a morte de sete pessoas. O Governo português condena o ataque.

1983 – O antigo oficial nazi Klaus Barbie chega a França depois de extraditado da Bolívia para ser submetido a julgamento.

1987 – Morre o jornalista português António Rolo Duarte, 56 anos.

1990 – Mikhail Gorbachov afirma ter chegado a altura de o Partido Comunista disputar com outros partidos o direito de governar o país.

1992 – É localizado o navio luso guineense Bolama, afundado entre os cabos Raso e Espichel, dois meses antes.

2003 – O secretário de Estado norte-americano Colin Powell defende, no Conselho de Segurança da ONU, que o regime iraquiano representa um perigo iminente.

2004 – É assinado o acordo de revisão dos preços de fornecimento de eletricidade da central de Cahora Bassa à África do Sul.

2005 – Reuniões dos G7. Os sete países mais ricos admitem a possibilidade de anular “até 100 por cento” a dívida dos países mais pobres.

– Morre Guenter Reimann, 100 anos, economista e jornalista norte-americano, fundador da International Reports On Finance And Currency. Participou na criação da Zona Franca da Madeira.

2006 – Embaixada da Dinamarca, em Beirute, é incendiada durante o protesto pela publicação das caricaturas de Maomé, manifestado na capital libanesa.

– Morre David de Sousa, 94 anos, arcebispo emérito da Arquidiocese de Évora.

2007 – É publicada em Diário da República a lei que cria o Cartão Único do Cidadão.

– O antigo primeiro-ministro timorense Mari Alkatiri confirma o arquivamento do processo de que foi alvo por alegada distribuição de armas a civis em abril/maio de 2006.

– O escritor português António Ramos Rosa é nomeado pelo PEN Clube de Portugal candidato ao Prémio Nobel da Literatura de 2007.

– Morre John Beckett, 80 anos, músico e compositor irlandês, primo do escritor e dramaturgo Samuel Beckett, autor da música do filme “Ulysses” (1967), de Joseph Strick.

– Morre Manuel João Gomes, 60 anos, tradutor e crítico de teatro, antigo colaborador do Público, Prémio PEN Clube de Tradução 1988 por “A Vergonha”, de Salman Rushdie, cofundador do Teatro de Campolide, viúvo da escritora Luíza Neto Jorge.

2008 – A esquadra de aeronaves “Lockheed P-3P Orion” de patrulhamento marítimo, guerra anti-superfície e anti-submarina começa a ser transferida da Base Aérea de Sintra para a de Beja

– A capital moçambicana é palco de violentas manifestações de populares em protesto contra a entrada em vigor da nova tarifa dos transportes semi-colectivos (“chapa”)

– Morre Maharishi Mahesh Yogi, o guru indiano que divulgou as técnicas de meditação transcendental aos Beatles e a milhões de outros em todo o mundo.

2009 – É aprovada a obrigatoriedade de instalação de um dispositivo eletrónico de matrícula em todos os veículos motorizados.

– O Governo aprova a transformação das Universidades do Porto e Aveiro e do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE) em fundações públicas com regime de direito privado.

– A Federação de Natação dos Estados Unidos suspende por três meses o campeão olímpico norte-americano Michael Phelps, depois de publicada fotografia na qual aparece com um cachimbo de água, para fumar cannabis.

=================.

Este é o trigésimo sexto dia do ano. Faltam 329 dias para o termo de 2010.

Pensamento do dia: “A religião deve ser como o sal na comida, nem muito nem pouco, só o preciso”. D António Alves Martins (1808-82), liberal, ministro do Reino, Bispo de Viseu.

**Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico**

Lusa/Tudoben

Comments: 0