Alandroal e Villanueva Del Fresno (Espanha) promovem concurso literário
Alandroal, Évora, 05 fev (Lusa) – Os municípios de Alandroal (Évora) e de Villanueva Del Fresno (Espanha) estão a promover a 11ª edição do Certame Literário Luso-espanhol “José António de Saraiva”, revelou hoje a autarquia alentejana.
Criado com o objetivo de promover o nível cultural e o conhecimento das regiões da Extremadura espanhola e do Alentejo, a iniciativa pretende também contribuir para o estreitamento das relações entre estas duas regiões.
O presidente do município de Alandroal, João Grilo, considerou hoje “muito importante para estas duas regiões, Alentejo e Extremadura espanhola, que se fomente uma colaboração cada vez mais estreita”.
“Só assim poderemos estar preparados para os desafios futuros”, salientou.
Segundo o município de Alandroal, podem apresentar-se a concurso trabalhos literários originais que façam referência à zona fronteiriça luso-espanhola.
As obras devem obedecer ao género “narrativa histórica”, podem ser redigidas em língua portuguesa ou espanhola, com um mínimo de 50 folhas, e ser enviadas até 19 de março para a Câmara Municipal de Alandroal.
O vencedor do certame vai receber um prémio de 600 euros e a sua obra será publicada.
José António de Saraiva, que empresta o seu nome a esta iniciativa, foi, segundo os promotores, um “distinto” oficial do Exército espanhol, que participou na Guerra da Independência, e que passou por Villanueva Del Fresno em 1815, a caminho de Lisboa, de onde embarcou com destino a Inglaterra, para incorporar o exército inglês.
TCA.
*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***
Lusa/Tudoben