Cinema: Festival de animação digital arranca hoje em Beja com 69 filmes em competição

Views: 1167

Sessenta e nove filmes de realizadores de 17 países, entre curtas-metragens, animações para telemóvel ou feitas com tecnologias de jogos, competem no quinto Animatu – Festival Internacional de Cinema de Animação Digital, que começa hoje, em Beja.

O festival, organizado pela Associação Zootrópio em parceria com a Câmara de Beja, vai decorrer até domingo, em cinco espaços da cidade, para “deliciar” os adeptos da “fantasia digital” com sessões competitivas, projecções de filmes para estudantes, oficinas de formação, conversas, exposições e concertos.Os filmes em competição este ano, que irão mostrar “o melhor cinema de animação dos últimos dois anos”, disse à Lusa o director do festival, Marco Taylor, vão ser exibidos até sábado, em cinco sessões no Teatro Municipal Pax Julia.

A maior parte dos filmes em competição (43) é constituída por curtas-metragens de 2D e 3D, seguindo-se 12 animações feitas por alunos de escolas portuguesas, dos ensinos secundário e universitário.

Os restantes filmes dividem-se entre animações para telemóveis ou feitas em tempo real a partir de um ambiente 3D virtual ou com recursos a tecnologias 3D de jogos (machinima) e gráficos 2D e 3D gerados por computador e através de tecnologia vídeo e/ou animação para criar a ilusão de movimento (motion graphics).

As escolhas dos júris deste ano serão anunciadas sábado, às 22:00, no Pax Julia, numa cerimónia que servirá também para entregar os prémios aos vencedores da edição do ano passado.

Entre as sete conversas com especialistas em cinema de animação, na Sala Estúdio do Pax Julia, destacam-se duas sobre o legado dos grandes animadores da “época dourada” de Hollywood e a evolução na produção de filmes de animação em Hollywood, pelos veteranos animadores norte-americanos Tom e Pat Sito respectivamente.

Quanto a exposições, o Animatu vai mostrar, na Galeria do Desassossego, “Everything Is Under Control”, uma exposição de storyboards (roteiro desenhado em quadrinhos) e fotogramas dos três primeiros episódios da série de animação “Bendito Machine”, do animador e ilustrador peruano Jossie Malis.

Na Biblioteca Municipal de Beja, o festival vai “revelar” as fases de produção da série nacional de animação infantil “Ema e Gui”, desde o argumento ao storyboard, passando pela construção de personagens e cenários, pintura, animação e pós-produção.

No Encontro de Escolas do Animatu deste ano, alunos das escolas básicas do segundo e terceiro ciclos de Serpa e Aljustrel vão ter os cinco dias do festival para criar o guião e as personagens, construir os cenários, filmar e montar um filme, que será exibido domingo.

A exibição das “primeiras imagens” do terceiro episódio da série Bendito Machine (quarta-feira) e os concertos do projecto alemão de música minimalista Likk (quinta-feira) e da banda portuguesa Undertone (sábado) são algumas das propostas do “Fora de Horas” do Animatu, sempre a partir das 23:30, na Galeria do Desassossego.

No domingo, após as projecções do filme do Encontro de Escolas e dos premiados deste ano, o Animatu termina com a exibição da comédia de animação “Macacos no Espaço”, do realizador Kirk De Micco.

LL.

Lusa/Tudoben

Comments: 0