Efemérides Lusa – Principais acontecimentos registados no dia 19 de fevereiro
1649 – Segunda Batalha dos Guararapes, Brasil. O exército holandês é derrotado pelas tropas de Francisco Barreto, em Pernambuco.
1743 – Nasce o compositor e violoncelista italiano Luigi Boccherini.
1766 – Abre o Real Colégio dos Nobres, em Lisboa, destinado ao ensino dos filhos da nobreza, cinco anos após ter sido criado por decreto, em março de 1761.
1810 – São assinados os Tratados de Comércio e Navegação e de Aliança e Amizade, entre Portugal e o Reino Unido.
1822 – Revolta da Baía contra o domínio português no Brasil. O levantamento é sufocado às ordens de D. Pedro.
1853 – Guimarães passa a cidade.
1906 – Manifesto dos estudantes de Coimbra contra o agravamento do Governo de Luciano de Castro.
– O norte-americano William Kellog funda a primeira companhia comercial de flocos de cereais.
1942 – II Guerra Mundial. Bombardeiros japoneses atacam Darwin, Austrália.
1945 – II Guerra Mundial. Cerca de 30 mil fuzileiros norte-americanos desembarcam em Iwo Jima.
1947 – É lançada a primeira edição do romance “Debaixo do Vulcão”, do escritor de origem inglesa Malcolm Lowry.
1951 – Morre o escritor francês André Gide, 81 anos, autor de “As Caves do Vaticano” e “Les Faux Monnayeurs”.
1959 – É assinado o Acordo de Londres, no qual a Grécia, Turquia e o Reino Unido se comprometem a conceder a independência a Chipre.
1963 – Moscovo concorda com a retirada das tropas de Cuba. É o ponto final na crise dos mísseis, que opôs a administração norte-americana e soviética, no outono anterior.
1975 – Morre, em Lisboa, o arquiteto Francisco Keil do Amaral, nome fundador da moderna Arquitetura Paisagística portuguesa, autor do parque de Monsanto, da rede do Metropolitano e dos aeroportos de Lisboa e Luanda.
1979 – O Governo islâmico do Irão corta relações diplomáticas com Israel.
1980 – Líderes religiosos de 22 países, incluindo a URSS e a Alemanha de Leste, condenam a intervenção militar soviética no Afeganistão.
1988 – É aprovado o Plano de Modernização dos Caminhos de Ferro Portugueses a aplicar até 1994.
1990 – Morre o cineasta britânico Michael Powell, 84 anos, realizador de “O Ladrão de Bagdad”, “A Vida do Coronel Blimp” e “Sapatos Vermelhos”, com Emeric Pressburger.
1991 – Morre, em Lisboa, o médico psiquiatra Eduardo Luís Cortesão, 71 anos.
1993 – O Governo português, de Aníbal Cavaco Silva, decide não conceder aos funcionários públicos a tradicional dispensa de segunda-feira de Carnaval.
1995 – Fernando Nogueira sucede a Aníbal Cavaco Silva, na liderança do PSD.
1997 – Morre Rómulo de Carvalho, professor, cientista, historiador, investigador e poeta, sob o pseudónimo de António Gedeão.
1999 – Morre Octávio Pato, 74 anos, membro do secretariado do Comité Central do PCP e candidato às Presidenciais de 1976.
2001 – Morre o cineasta norte-americano Stanley Kramer, 87 anos, realizador de “Serenata à Chuva”.
2003 – A Comissão Europeia adota o projeto de reforma do Banco Central Europeu na perspetiva do alargamento.
2004 – O Tribunal da Relação de Lisboa ordena a libertação João Vale e Azevedo, por não ter sido ouvido no âmbito de uma diligência do caso Euroárea. O juiz titular do processo emite novo mandado de detenção.
2005 – Viagem de George W. Bush à Europa. Em entrevista a Le Figaro declara a vontade de pôr termo a dois anos de tensão, criada pela guerra do Iraque.
2006 – Caricaturas de Maomé. A Dinamarca retira o seu embaixador no Paquistão.
– Trasladação da Irmã Lúcia para o Santuário de Fátima.
– Realiza-se no Rio Tejo, em Lisboa, o primeiro funeral budista em Portugal.
2007 – O presidente do governo regional da Madeira, Alberto João Jardim, demite-se em protesto pela nova Lei das Finanças Regionais. O pedido de demissão é aceite dia 21 e o decreto que demite o governo regional é publicado dia 22.
– É publicada em Diário da República a nova Lei das Finanças Regionais.
– Pelo menos 67 pessoas morrem e 60 ficam feridas num atentado contra o “comboio da amizade”, que liga Nova Deli, Índia, a Lahore, no Paquistão.
– O poeta e tradutor Vasco Graça Moura ganha o prémio Max Jacob, atribuído a uma obra estrangeira publicada em França, com o livro “Une lettre en hiver: Et autres poèmes” (“Uma Carta no Inverno”).
– Morre Janet Blarir, 85 anos, cantora e atriz norte-americana, estrela de comédias e filmes musicais na década de 40.
2008 – O Tribunal de Contas recusa o visto ao empréstimo de 360 milhões de euros que a Câmara de Lisboa pretendia contrair para pagar dívidas a fornecedores
– O Tribunal Constitucional condena o PSD a pagar uma coima de 35 mil euros por ter recebido ilegalmente da construtora Somague um donativo indireto de 233.415 euros, valor que terá que entregar ao Estado. A Somague é condenada ao pagamento de uma coima de 600 mil euros
– Os dois principais movimentos da oposição, o da ex-primeira-ministra Benazir Bhutto, assassinada a 27 de dezembro num atentado suicida, e a do seu rival nos anos 1990, Nawaz Sharif, são os mais votados nas eleições no Paquistão e vão formar um governo de coligação
– A força da NATO intervém no Kosovo pela primeira vez desde a declaração de independência para acalmar sérvios indignados, algumas horas antes da chegada a Pristina do Alto Representante da União Europeia para a Política Externa, Javier Solana
– Fidel Castro renuncia à Presidência do Conselho de Estado de Cuba
– Os deputados luxemburgueses adotam uma proposta de lei que irá despenalizar a eutanásia no Luxemburgo, 3º país da UE a não sancionar esta prática
O ciclista José Azevedo (Benfica), de 34 anos, anunciou que vai terminar a sua carreira profissional no final da temporada, ao fim de 15 anos de profissional
– Morre o escritor libanês Souheil Idriss, considerado um dos maiores romancistas árabes contemporâneos, com 83 anos
– Morre a bailarina russa Natalia Bessmertnova, uma das estrelas do Teatro Bolshoi, aos 66 anos, após doença prolongada
2009 – Caso Freeport. O Departamento Central de Investigação e Acção Penal ouve, em Lisboa, o empresário Charles Smith, no âmbito das investigações.
– A Comissão Europeia decide apresentar queixa contra Portugal, no Tribunal Europeu de Justiça, pelos direitos especiais que o Estado detém na Galp Energia.
===============.
Este é o quinquagésimo dia do ano. Faltam 315 dias para o termo de 2010.
Pensamento do dia: “A República não era apenas uma forma de Governo, cujas virtudes se julgavam adequadas (…). Era uma paixão avassaladora, uma amante idolatrada e absorvente”. Francisco Keil do Amaral (1910-75), arquitecto português.
Lusa/Tudoben