Efemérides Lusa – Principais acontecimentos registados no dia 23 de fevereiro
1685 – Nasce o compositor alemão Georg Friedrich Handel, autor de “O Messias”, fundador da ópera inglesa, depois de Henry Purcell.
1797 – Todos os detentores de bens da Coroa portuguesa e os herdeiros de morgados ou capelas passam a ter de servir no Exército ou na Marinha, sob pena de devolução dos bens.
1869 – É abolida a escravatura em todos os domínios portugueses.
1883 – Nasce o filósofo existencialista alemão Karl Jaspers.
1905 – É denunciado o contrato do monopólio do tabaco, detido pela Companhia de Henri Burnay, desde 1891. A concessão será renovada, fixando-se a renda fixa de 6520 contos de réis, por 25 anos, e sem hipótese de alteração.
1911 – Os bispos portugueses contestam as medidas da I República: a Lei do divórcio, a criação do registo civil, o fim do juramento religioso nos tribunais.
1916 – Grande Guerra 1914-18. Portugal apreende os navios alemães nos portos portugueses, para “serem colocados ao serviço da causa luso-britânica”.
1919 – O Governo transitório de Domingos Pereira decreta a extinção da polícia política, criada por Sidónio Paes.
– Sai o primeiro número do jornal anarco-sindicalista A Batalha, “porta-voz da organização operária portuguesa”.
– Benito Mussolini funda o Partido Fascista italiano.
1942 – II Guerra Mundial. Um submarino japonês bombardeia a refinaria petrolífera norte-americana de Santa Bárbara, Califórnia.
1944 – É criado o Secretariado Nacional de Informação, Cultura Popular e Turismo, novo nome do Secretariado da Propaganda Nacional, na dependência direta de Oliveira Salazar.
1945 – II Guerra Mundial. Os fuzileiros norte-americanos tomam o monte Suribachi, em Iwo Jima, Japão.
1954 – O imunologista norte-americano Jonas E. Salk apresenta a vacina para a poliomielite.
1961 – O Conselho de Segurança da ONU emite a primeira resolução condenatória da política colonialista de Oliveira Salazar.
– O contrato para a construção da travessia do Tejo, entre Lisboa e Almada, é atribuído à United States Steel Export Company.
1965 – Morre o ator britânico Stan Laurel, 74 anos, da dupla Laurel e Hardy, Bucha e Estica.
1970 – Primeira reunião do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, em Estrasburgo.
1971 – Começa, na Bélgica, a Conferência Judaica.
1974 – O programa A Voz das Forças Armadas, na Rádio Portugal Livre, anuncia o apoio ao Movimento dos Capitães, “para que o fascismo e as guerras coloniais desapareçam do nosso país”.
1975 – É publicado o Programa de Política Económica e Social, coordenado por Ernesto Melo Antunes.
– Morre, em Paris, o pintor surrealista Hans Bellner.
1981 – Tentativa de golpe de estado em Espanha, com o assalto das Cortes pelo tenente-coronel Tejero Molina. A revolta é dominada.
1987 – Morre o cantor, poeta e compositor português José Afonso, 57 anos, autor de “Grândola, Vila Morena”.
1989 – Morre a escritora portuguesa Luiza Neto Jorge, 50 anos, autora de “A Noite Vertebrada”, “Terra Imóvel”, “O Seu a Seu Tempo”.
1992 – António Guterres é eleito secretário geral do Partido Socialista, no X Congresso.
– Morre o escritor angolano Carlos Ervedosa, 60 anos.
1997 – O semanário britânico Observer noticia a existência da ovelha Dolly, o primeiro mamífero clonado, nascida a 05 de julho de 1996, no Instituto Roslin, em Edimburgo.
2001 – A polícia espanhola detém 15 membros do comando Donosti da ETA.
2002 – É jubilado o professor catedrático Nuno Grande, 70 anos, pioneiro do transplante pulmonar, membro da comissão instaladora do Instituto Abel Salazar.
– Rapto da deputada e candidata à presidência da Colômbia Ingrid Betencourt, pelas FARC.
2004 – Morre o médico e dramaturgo brasileiro Pedro Bloch, 89 anos, autor da peça “Dona Xepa”.
2005 – É publicado o Novo Código da Estrada, que entra em vigor a 26 de março.
2006 – A Assembleia da República aprova o voto de apelo ao fecho da prisão norte-americana de Guantanamo, Cuba.
– Cinco dos 11 arguidos do Caso do Parque são condenados a penas de prisão efetiva, por abuso sexual de crianças.
2007 – 46 países assinam em Oslo uma declaração apelando à proibição do fabrico de bombas de fragmentação a partir de 2008.
– Morre Heinz Berggruen, 93 anos, galerista e colecionador de arte moderna alemão, detentor da maior coleção privada de Picasso.
– Morre Pascal Yoadimnadji, 56 anos, primeiro-ministro do Chade.
2008 – O movimento de professores “Em Defesa da Escola Pública”, reúne 700 pessoas em Leiria e aprova uma moção em que “defende a escola pública e condena o modelo de gestão” proposto pelo Governo
– Morrem Joaquim Pinto de Andrade e Gentil Ferreira Viana, dois “históricos” do MPLA e protagonistas do movimento dissidente Revolta Activa, em Luanda e Lisboa, respetivamente. Joaquim Pinto de Andrade, nascido em 1926, morreu vítima de doença prolongada, na sua residência do Bairro Azul, em Luanda. Gentil Viana, 72 anos, que residia há mais de três décadas em Portugal, faleceu também vítima de doença prolongada, em Lisboa.
2009 – Óscares: “Quem quer ser bilionário?”, de Danny Boyle, melhor filme; Kate Winslet, melhor atriz principal pelo papel em “O Leitor”; Sean Penn, melhor ator, em “Milk”; “Departures”, do japonês Yojiro Takita, melhor filme estrangeiro; Heath Ledger, melhor ator secundário, a título póstumo; Penelope Cruz, a melhor atriz secundária, em “Abraços Desfeitos”.
– Morre Isabel Paço d’ Arcos, escritora, 56 anos.
– Morre Rafael Sempere, artista valenciano, um dos mais importantes aguarelistas espanhóis, 80 anos.
===================.
Este é o quinquagésimo quarto dia do ano. Faltam 311 dias para o termo de 2010.
Pensamento do dia: “Ninguém duas vezes passa o rio, porque os rios se afastam para morrer”. Luiza Neto Jorge (1939-89), escritora portuguesa.
Lusa/Tudoben