Efemérides Lusa – Principais acontecimentos registados no dia 27 de fevereiro

Views: 5475

1500 – Nasce o humanista João de Castro, autor das “Décadas”, vice-rei da Índia.

1510 – Afonso de Albuquerque conquista Goa.

1641 – É abolido o imposto das “meias-anatas”, a que eram obrigados os detentores de licenças para a celebração de atos públicos, um dos mais odiados impostos do domínio espanhol.

1754 – Morre o primeiro cardeal de Lisboa, Tomás de Almeida.

1801 – Espanha declara guerra a Portugal, no âmbito da aliança com a França de Napoleão Bonaparte.

1842 – Reforço do carácter autoritário da Carta Constitucional. O Senado português deixa de ser eleito, passando a ser constituído por nomeação régia.

1893 – O Governo regenerador de Hintze Ribeiro amnistia os dirigentes republicanos João Chagas, Alves da Veiga e Sampaio Bruno.

1900 – É constituído o Partido Trabalhista britânico. Ramsay MacDonald é o primeiro secretário geral.

1902 – Nasce o escritor norte-americano John Steinbeck, autor de “As Vinhas da Ira”, Nobel da Literatura em 1962.

1907 – Começa, em Coimbra, a discussão da tese em Direito de José Eugénio Dias Ferreira, que dedicara o trabalho a Teófilo Braga e à República. A reprovação dá origem à greve académica “Revolta do Grelo”.

1933 – Incêndio do Parlamento alemão, Reichstag, por ordem de Adolf Hitler. A ação permite-lhe incriminar os comunistas e suspender a Constituição do país.

– Nasce o poeta português Ruy Belo.

1939 – O Reino Unido e a França reconhecem a ditadura do general Francisco Franco, em Espanha.

1950 – A Índia apresenta a Oliveira Salazar a primeira proposta de negociação para a reintegração dos territórios de Goa, Damão e Diu. É recusada.

1961 – Exilado no Brasil, o general Humberto Delgado contesta, em público, a política colonial de Oliveira Salazar.

1975 – É aprovada a construção do Complexo Petroquímico de Sines.

1976 – A Frente Polisário proclama a República Árabe Saaraui Democrática.

1983 – Mota Pinto, Eurico de Melo e Nascimento Rodrigues assumem a direcção colegial do PSD, no X Congresso. Francisco Pinto Balsemão é afastado da liderança.

1987 – É publicado o estatuto dos Objectores de Consciência.

1990 – O Parlamento da Checoslováquia aprova a realização de eleições livres, as primeiras em 40 anos.

1991 – Guerra do Golfo. Tropas do Kuwait recuperam a capital do país. O Governo do Iraque aceita, por fim, todas as resoluções da ONU.

1992 – Morre o editor português Fernando Ribeiro de Mello, fundador das Edições Afrodite.

1995 – O Banco de Inglaterra intervém no Barings, o sexto maior banco de investimento. A instituição encontra-se à beira da falência, pelos movimentos especulativos de um corretor no mercado de futuros de Singapura.

1998 – Termina o restauro de seis anos da fragata D. Fernando II e Glória, no arsenal do Alfeite.

1997 – Legalização do divórcio, na Irlanda.

– A revista Science publica o primeiro artigo sobre o processo de clonagem da ovelha Dolly.

2000 – Termina o XXIII Congresso do PSD, com a reeleição de Durão Barroso.

2001 – A destruição das estátuas dos Budas, no Afeganistão, é defendida pelo líder talibã Muhammad Omar.

2003 – Os Quinze atingem o acordo sobre “o primeiro instrumento de imigração legal”, projeto de diretiva sobre o direito de reunificação familiar de imigrantes.

– A proposta do arquiteto Daniel Libeskind vence o concurso para a reconstrução do World Trade Center, em Nova Iorque.

2004 – O presidente da República envia para Tribunal Constitucional o regime do contrato individual de trabalho na Administração Pública.

– A Líbia começa a destruir cerca de 3.300 bombas preparadas para receberem ogivas químicas. A operação estará concluída a 05 de março.

2005 – Morre Vítor Wengorovius, 68 anos, advogado, fundador do Movimento de Esquerda Socialista, resistente anti-fascista.

– Entra em vigor o tratado mundial anti-tabagismo da OMS.

– Rússia e Irão assinam o acordo de fornecimento de combustível nuclear.

2006 – A Sonaecom entrega o pedido de registo da OPA sobre a Portugal Telecom e PTM na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

– Morre Paul Nothomb, 92 anos, escritor belga.

2007 – A API e a Companhia Nacional Gás da Rússia assinam protocolo para instalar uma fábrica de produção de etileno em Sines.

– A União Europeia inaugura em Berlim o Conselho Europeu para a Investigação, uma instituição com funcionamento autónomo, integrada por 22 investigadores, vocacionada para enfrentar os desafios da globalização.

– Atentado suicida reivindicado pelos talibãs contra uma base norte-americana no Afeganistão faz pelo menos 20 mortos, quando se encontrava nas instalações o vice-presidente dos Estados Unidos Dick Cheney.

– A escritora Nativel Preciado vence a edição de 2007 do Prémio Primavera de Romance, Espanha, com “Olvida el Paraíso”.

– O artista português Daniel Blaufuks vence a 3º edição do Prémio BES Photo 2006.

2008 – O Governo entrega à GNR 117 automóveis e 22 motos no valor de 5,2 milhões de euros, parte de um investimento de cerca de 62,5 milhões de euros até 2012 para renovação da frota das forças policiais

– O Reino Unido é abalado pelo sismo mais forte dos últimos 25 anos, com uma magnitude de 5,3 graus na escala aberta de Richter, que fez com que casas abanassem em várias partes do país

– Trinta e quatro Ordens e Associações de Advogados de todo o mundo, incluindo a Ordem dos Advogados Portugueses, exigem ao Presidente norte-americano, George Bush, o encerramento da prisão de Guantanamo

– Mais de cinco mil pessoas manifestam-se pacificamente em Skopje para se oporem a qualquer mudança do nome oficial da Macedónia que é objeto de uma disputa político-semântica com Atenas

– No âmbito do processo “Apito Dourado”, o árbitro Sérgio Pereira mostra ao coletivo de juízes um apito dourado que afirma ter recebido de prenda do Gondomar SC

================.

Este é o quinquagésimo oitavo dia do ano. Faltam 307 dias para o termo de 2010.

Pensamento do dia: “Não é bem que os homens honrados se façam verdugos dos seus semelhantes”. Miguel de Cervantes (1547-1616), escritor espanhol.

Lusa/Tudoben

Comments: 0