Estremoz: Vinhos: Empresa do Alentejo exporta 50 pc e quer reforçar vendas para os Estados Unidos
Estremoz, Évora, 25 fev (Lusa) – A empresa produtora de vinho Porta de Santa Catarina, de Estremoz, que exporta metade da sua produção, pretende reforçar as vendas para o mercado dos Estados Unidos, revelou hoje fonte da empresa.
Em declarações à Agência Lusa, o sócio-gerente da empresa, José Poeiras, adiantou que a Porta de Santa Catarina já conquistou clientes em vários países, sobretudo nos Estados Unidos, Luxemburgo, Alemanha e Bélgica.
“A nossa produção de vinhos de qualidade é reduzida, por isso, é complicado avançar para outros mercados”, referiu José Poeiras, que é também o enólogo da empresa, acrescentando que, “apesar disso, há intenção de reforçar as vendas para o mercado dos Estados Unidos”.
O empresário referiu ainda que, no futuro, a empresa pretende também apostar no mercado de Angola.
A empresa Porta de Santa Catarina produz, anualmente, 50 mil garrafas de vinho tinto e seis mil de branco, vendendo, segundo o sócio-gerente, “a totalidade da sua produção, e criando, por vezes, rutura de stocks”.
O responsável indicou ainda que a produção de vinho branco vai aumentar este ano para 15 mil garrafas.
Para o mercado nacional é destinada metade da produção da empresa, com a distribuição do vinho a ser efetuada por regiões, através de distribuidores, surgindo em restaurantes, lojas gourmet e garrafeiras.
José Poeiras salientou que a produção da colheita de 2008 do Porta de Santa Catarina “está esgotada” e em março vai ser lançado no mercado o vinho da colheita de 2009.
A empresa, que tem duas adegas, produz os vinhos Porta de Santa Catarina, colheita selecionada e reserva, na adega de Estremoz, e o Bacante, que foi lançado no mercado em dezembro de 2009, na adega situada no concelho de Vila Viçosa.
Em maio deste ano, a empresa vai lançar no mercado o vinho Quinta das Mercês, também produzido na adega do concelho de Vila Viçosa.
O vinho regional alentejano Porta de Santa Catarina tem recebido vários prémios a nível nacional e internacional.
A empresa Porta de Santa Catarina-Vinhos foi fundada há um ano, resultando da divisão da Sociedade Agrícola Poeiras e Xarepe, que já produzia o vinho Porta de Santa Catarina desde 2000.
A produção da empresa resulta exclusivamente da vinificação de uvas próprias nos oito hectares de castas tintas (Syrah, Touriga Nacional, Aragonês, Alicante Bouchet, Cabernet Sauvignon e Trincadeira) e um hectare de castas brancas (Arinto e Antão Vaz).
TCA.
*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***
Lusa/Tudoben