Município de Elvas investe no meio ambiente
O Município de Elvas apresentou hoje as novas viaturas de recolha de lixo e os novos contentores para a recolha de biorresíduos, num investimento de cerca de um milhão de euros, na Praça da República.
“Foram compradas cinco viaturas, duas totalmente novas. Dotámos também a Câmara de mais pessoal: tudo com vista a podermos fazer um serviço que, em grande parte, tinha vindo a ser feito por algumas empresas”, explicou o presidente da Câmara Municipal de Elvas, comendador José Rondão Almeida.
A campanha de sensibilização com o objetivo de promover e implementar processos de recolha de resíduos, já começou há alguns meses, junto da restauração e da população em geral. É uma campanha que está a ser faseada e vai começar a ser implementada a partir do próximo mês, com a colocação de contentores para o efeito nas ruas, junto dos que já existem.
Esta campanha ambiental vai colocar contentores de 800L na via pública, para deposição de biorresíduos ensacados, que posteriormente serão enviados para compostagem, por uma empresa do setor.
A compostagem é um processo sustentável que permite a transformação dos resíduos orgânicos num composto rico em nutrientes, 100% natural, que, para além de diminuir esta tipologia de resíduo depositada em aterro, irá contribuir para a fertilização dos solos.
Com esta medida, na área do meio ambiente, os consumidores irão também beneficiar de uma redução das taxas de resíduos, na fatura mensal, já que os mesmos deixam de ser faturados como resíduos indiferenciados, para além da melhoria para o meio ambiente, com menos resíduos a ter como fim os aterros.