Ambiente: Câmara de Beja vai instalar 15 oleões na cidade até final do ano

Views: 1026

oleaoBeja, 04 mar (Lusa) – A Câmara de Beja anunciou hoje que vai instalar 15 oleões na cidade até final deste ano para recolher óleos alimentares usados e evitar a deposição nos esgotos e a contaminação de solos e redes de águas residuais.

Após a instalação dos oleões, cada um com uma capacidade até 900 litros, os munícipes de Beja terão que depositar óleos alimentares usados numa garrafa ou garrafão de plástico, devidamente acondicionado, e, posteriormente, colocar o recipiente num dos oleões, explica o município, em comunicado enviado à agência Lusa.

A utilização dos oleões, frisa o município, permite “benefícios ambientais e de saúde pública”, porque, “ao evitar a deposição de óleos usados no sistema de esgotos”, vai “impedir a contaminação dos solos e das redes das linhas residuais”.

Segundo a Câmara de Beja, reportando-se a dados da Agência Portuguesa do Ambiente, um litro de óleo doméstico deitado no ralo da bancada da cozinha pode contaminar, de uma só vez, um milhão de litros de água.

A instalação dos oleões, em parceria com a empresa intermunicipal de tratamento e valorização de resíduos Resialentejo, vai ser suportada pela Câmara de Beja e os serviços de recolha seletiva dos óleos alimentares e de manutenção dos oleões vão ser efetuados de forma gratuita pela empresa Biosys.

Além daqueles serviços, a Biosys compromete-se também a instalar um oleão por cada ilha de ecopontos existentes no concelho de Beja, de forma faseada e sem custos adicionais, explica o município.

LL.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Lusa/Tudoben

Comments: 0