Politécnico de Portalegre é parceiro da BIALE 2025
O Politécnico de Portalegre é parceiro da segunda edição da Bienal Internacional do Alentejo em Estremoz (BIALE), o certame que procura trazer ao Alentejo as mais relevantes expressões da arte contemporânea, tanto nacionais quanto internacionais.
A iniciativa decorre entre 14 e 29 de março de 2025, com exposições e diversas atividades, como workshops, conferências, residências artísticas e participação das escolas, com vista a apresentar uma diversidade de modelos e técnicas de expressão.
A colaboração do Politécnico de Portalegre passa pelo envolvimento da maioria dos seus cursos com componente de arte e comunicação (Design de Comunicação, Design de Animação, Jornalismo e Comunicação, Administração de Publicidade e Marketing e Design de Som e Produção Musical), através da exposição de trabalhos e de workshops com professores do Departamento de Artes, Design e Animação, entre outras parcerias.
O tema central do evento será a Arte, Ambiente e Ruralidade, procurando explorar áreas como a sustentabilidade, a cultural local e a educação ambiental.
As obras poderão ser visitadas no Parque de Feiras e Exposições, bem como no Centro Ciência Viva e no Museu Berardo. Este espaço acolheu a apresentação do evento, no passado dia 4 de outubro, a cargo da associação cultural ARTMOZ, promotora da Bienal. Estiveram presentes representantes de entidades parceiras e apoiantes institucionais, tais como a Câmara Municipal de Estremoz, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, a Entidade Regional de Turismo do Alentejo, a Universidade de Évora e o Politécnico de Portalegre, que esteve representado pelo seu vice-presidente, Professor Fernando Rebola.