Beja/Energia: Câmara de Beja instala mais seis centrais de microgeração para produzir energia e obter receitas

Views: 778

beja_cidadeBeja, 08 mar (Lusa) – A Câmara de Beja vai instalar mais seis centrais de microgeração em edifícios municipais, num investimento de 134 mil euros, para produzir energia através de sistemas fotovoltaicos e obter receitas, disse hoje à Lusa o presidente da autarquia.

Através da instalação e da exploração das centrais, a autarquia, enquanto microprodutor, vai “aproveitar a energia do sol” e produzir eletricidade para consumo próprio e vender o excedente à rede elétrica, explicou o presidente da Câmara de Beja, Jorge Pulido Valente.

Além de produzir “energia limpa”, o município, através da venda do excedente da produção das centrais à rede elétrica, “vai obter receitas”, que serão distribuídas entre a InovoBeja – Empresa Municipal de Desenvolvimento (75 por cento) e a Câmara (25 por cento), frisou.

As centrais vão ser instaladas até ao final de abril nos edifícios da piscina coberta, mercado municipal, pavilhão gimnodesportivo, Centro Social do Lidador e parque de materiais do município.

Trata-se da segunda fase de um projeto da Inovobeja, que, na primeira fase, instalou outras seis centrais de microgeração a partir de sistemas fotovoltaicos nos edifícios do Teatro Municipal Pax Julia, da Casa da Cultura, da Biblioteca Municipal e de três escolas básicas da cidade.

A microgeração é um novo regime de microprodução que permite a qualquer consumidor individual ou entidade que disponha de um contrato de compra de eletricidade em baixa tensão produzir energia a partir das suas casas ou edifícios e através de micro sistemas tecnológicos de energias renováveis, como a solar térmica, solar fotovoltaica e eólica.

Além de produzir energia para consumo próprio, o microprodutor pode vender o excedente da sua produção à rede elétrica por uma tarifa de referência por quilowatt (kWh) produzido e até aos limites fixados para cada fonte de energia renovável.

LL.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Lusa/Tudoben

Comments: 0