A Escola Superior de Biociências de Elvas, assinalou esta segunda-feira o 28º aniversário de fundação, com uma cerimónia simbólica no Auditório Dr. Nuno Oliveira
A Escola Superior de Biociências de Elvas, assinalou esta segunda-feira o 28º aniversário de fundação, com uma cerimónia simbólica no Auditório Dr. Nuno Oliveira.
A cerimônia, que contou com a presença da vice-presidente da Câmara Municipal de Elvas, Anabela Cartas, da presidente da Assembleia Municipal, Graça Luna Pais, do presidente do Instituto Politécnico de Portalegre, Luís Loures e da diretora da ESBE, Rute Santos, reuniu ainda direção, professores, investigadores, alunos, funcionários e entidades civis e militares.
Uma efeméride que serviu para enaltecer o papel deste estabelecimento de ensino superior em diversas áreas, nomeadamente educação, cultura e investigação, tendo a vice-presidente do Município destacado que “vai muito além do papel educativo. Ela contribui para o dinamismo económico e cultural da nossa cidade, atraindo estudantes e investigadores, promovendo eventos científicos e culturais, e fomentando parcerias com empresas e instituições locais. Este intercâmbio constante de conhecimento e ideias faz de Elvas uma cidade mais vibrante, inovadora e conectada com o mundo. É inegável o impacto positivo que esta instituição tem gerado na nossa comunidade, tornando-nos um polo de desenvolvimento e de novas oportunidades”.
A diretora da escola, Rute Santos, agradeceu a todos realçando que esta é “uma data muito importante” e que “apesar das dificuldades, temos continuado a crescer. Atualmente frequentam a nossa escola mais de 560 alunos e temos 40 docentes, mas queremos continuar a investir numa formação de qualidade”.
O presidente do IPP, reforçou esta aposta no investimento, deixando a certeza de que é um caminho sem volta. “Com as novas instalações da ESBE, possíveis com o apoio e parceria do Município de Elvas, vamos ter, no antigo ciclo de Santa Luzia, mais 8a 9 laboratórios, 20 salas de aula, e uma clínica veterinária aberta ao público, para que possamos dar resposta também à população elvense em cuidados veterinários”. A candidatura está em fase de conclusão, prevendo-se que as obras arranquem em 2025 e com uma duração de cerca de nove meses.
A cerimônia contou com um momento musical e uma conferência e terminou com um lanche, proporcionando um ambiente festivo e acolhedor.