Elvas:Albufeira do Caia já garante água para regadio e abastecimento público nos próximos anos
Elvas, Portalegre, 08 mar (Lusa) – O cenário de seca está afastado para os próximos anos nos concelhos alentejanos de Elvas e Campo Maior, tanto ao nível do abastecimento público, como do regadio, devido à quantidade de água já armazenada na albufeira do Caia.
“Depois do período de quatro anos de seca, repusemos as reservas hídricas, graças à precipitação deste inverno”, disse hoje à Agência Lusa Aristides Chinita, dirigente da Associação de Beneficiários do Caia (ABC).
O nível das águas na Barragem do Caia continua a subir e hoje de manhã, segundo dados fornecidos pela ABC, a cota estava em 232,11 metros, a que corresponde um volume de 173 milhões de metros cúbicos, acima dos 90 por cento da capacidade de pleno armazenamento.
No fim de semana, a Barragem do Caia fez uma descarga de fundo, durante 24 horas, o que fez sair da albufeira mais de cinco milhões de metros cúbicos de água.
A Barragem do Caia abastece os concelhos de Elvas e Campo Maior e, a curto prazo, abastecerá também Monforte e Arronches.
“Podemos estar todos tranquilos, porque a curto e médio prazo não irá faltar água aos habitantes destes concelhos”, assegurou Aristides Chinita.
Quanto ao setor agrícola, garantiu que “estão assegurados três anos de campanha de rega”.
“Esta abundância de água é boa para tudo e será possível conduzi-la para fora da área de regadio e proporcionar a todos a prática da agricultura”, explicou, por turno, João Fernandes Manuel, agricultor na zona de Campo Maior.
Este agricultor cultiva 20 hectares de terra no perímetro de rega do Caia e três hectares fora.
AYRM.
***Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico***
Lusa/Tudoben