Reguengos de Monsaraz celebra 20 anos da elevação a cidade com atuação da South River Jazz Band
O 20.º aniversário da elevação de Reguengos de Monsaraz à categoria administrativa de cidade vai ser assinalado no dia 8 de dezembro, a partir das 21h30, no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz. Na cerimónia vai atuar a South River Jazz Band, uma banda formada em 2003 que interpreta temas tradicionais de Blues e de Dixieland, Jazz oriundo de Nova Orleans, composta por Luís Silva (trompete), Nuno Carreira (trombone), Fábio Vilhena (clarinete), Mário Parreira (saxofone e voz), Rui Gaspar (sousafone), Filipe Silva (banjo e voz) e Válter Passarinho (bateria).
Durante o espetáculo, a autarquia vai atribuir medalhas a personalidades, instituições e associações que se notabilizaram pelos seus méritos e feitos nos mais variados domínios de atuação, contribuindo para o engrandecimento e o prestígio do concelho, mas também a trabalhadores municipais que no exercício da sua atividade se distinguiram pelo exemplar comportamento, pela competência profissional e pela dedicação à causa pública. As distinções foram propostas pelo Executivo Municipal e aprovadas pela Assembleia Municipal.
A Medalha de Ouro vai ser atribuída a título póstumo ao maestro António Menino, que faleceu este ano. António Menino assumiu em 2011 a direção artística da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense e, enquanto maestro, elevou a banda filarmónica a um nível de excelência, deixando um legado de dedicação, liderança e competência que marcou gerações de jovens músicos do concelho.
A autarquia vai agraciar com a Medalha de Mérito Cívico o médico de medicina geral e familiar Carlos Costa, que em 1985 ingressou no Centro de Saúde de Reguengos de Monsaraz e do qual foi diretor de 1996 a 2003. Atualmente já está aposentado, mas demonstrando a dedicação que teve durante toda a carreira ao Serviço Nacional de Saúde, continua a colaborar com a Unidade de Saúde Familiar de Reguengos de Monsaraz, que chegou a coordenar, assim como com a Estrutura Residencial para Pessoas Idosas da Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz.
Maurício Velez Rebocho, que desde 1989 se dedica ao teatro de marionetas e tem apresentado a sua arte em Portugal e no estrangeiro, vai receber a Medalha de Mérito Cultural. Maurício Rebocho é professor aposentado e foi um dos fundadores da Casa de Cultura de Corval e da Rádio Corval, estação radiofónica onde ainda realiza programas.
A Medalha de Mérito Desportivo vai ser entregue a Matilde Margalha, que desde 2013 é atleta da Secção de Trampolins da Sociedade Artística Reguenguense, tendo alcançado medalhas em campeonatos nacionais de trampolins nos escalões jovens e sénior. A Sociedade União Perolivense vai receber esta medalha pela passagem do seu 75.º aniversário e a Casa do Benfica em Reguengos de Monsaraz pelos seus 25 anos de existência.
O empresário Nuno Cardoso vai ser agraciado com a Medalha de Mérito Empreendedor pelo seu desempenho profissional, tendo criado a empresa Metal, na área da serralharia civil, que é uma referência regional no seu setor de atividade. A autarquia vai entregar a Medalha de Mérito Social a Manuel António Galante, que desempenha há mais de três décadas o cargo de Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz.
A Medalha de Bons Serviços e Dedicação ao Município de Reguengos de Monsaraz é atribuída aos trabalhadores municipais que se distinguiram exemplarmente no desempenho das suas tarefas, com mérito, dedicação e assiduidade, dignos de realce e isentos de qualquer penalidade no registo disciplinar. Assim, a autarquia vai distinguir com a Medalha de Prata 18 funcionários com 25 anos de serviço efetivo e 23 trabalhadores municipais vão receber a Medalha de Bronze pelos 15 anos de serviço efetivo respondendo com rigor e profissionalismo às necessidades da população.