Associação Empresarial de Elvas (AEElvas) Por uma mobilidade equitativa no Alentejo

Views: 2

A Associação Empresarial de Elvas (AEElvas) dirige-se à comunicação social para partilhar uma profunda preocupação relativa ao impacto socioeconómico causado pelo aumento das portagens na A6, medida que penaliza gravemente as regiões do Alto Alentejo e do Alentejo Central.

Consideramos que é essencial adotar políticas públicas que devam garantir condições justas para todas as regiões de Portugal. Por isso, apelámos ao Sr. Presidente da República, 1º Ministro e a todos os Presidentes dos grupos parlamentares dos Partidos, Presidente da CIMAA e Presidente da CCDR para considerarem a implementação de medidas de discriminação positiva para as regiões do interior, como descontos ou isenções nas portagens. Estas ações poderiam mitigar os impactos negativos sentidos por empresários e cidadãos, promovendo, ao mesmo tempo, a coesão territorial e o investimento local.

Enviámos uma carta detalhada,(em anexo) onde apresentamos argumentos claros e objetivos sobre como esta decisão afeta negativamente as empresas, os cidadãos e a competitividade destas regiões. Acreditamos que esta medida não apenas contraria o princípio da equidade territorial, mas também compromete o desenvolvimento sustentável do interior do país.

 

Com esta exposição o que pretendemos é trazer a lume esta injustiça que está a ser feita ao interior, mais propriamente à nossa região, com isto o que queremos é alargar e iniciar uma discussão entre pessoas, empresas e instituições para que não estejamos adormecidos nem nos deixemos adormecer como é o pretendido pelo governo.