Terceira Edição do Congresso da Transparência foi um sucesso As câmaras municipais mais transparentes do País foram conhecidas

Views: 554

 

 

 

 

 

Terceira Edição do Congresso da Transparência foi um sucesso

 

As câmaras municipais mais transparentes do País foram conhecidas

 

Ponte de Sor recebeu ontem, na freguesia de Montargil, no Centro Cultural, a terceira edição do Congresso da Transparência das Câmaras Municipais, uma organização da Dyntra, entidade responsável pelo índice de transparência que reúne informações de todas as câmaras municipais de Portugal.

O evento contou com cinco painéis, a participação de cerca de duas dezenas de reputados oradores e de uma centena de participantes, vindos de todo o país, que se focaram na temática da transparência que é transversal a todos os eixos e setores da sociedade empresarial, pública e civil. Corrupção, integridade, novas tecnologias, cibersegurança, inteligência artificial, portais interativos ou a transparência na política e na sociedade civil foram temas abordados.

O Congresso da Transparência terminou com exemplos de boas práticas municipais e premiou as melhores Câmaras Municipais a nível nacional e distrital, entre as quais se destacou Ponte de Sor como a melhor de todo o Alentejo.

Premiados:

– Câmaras Municipais com mais de 80% dos indicadores do ranking:

Águeda

Cascais

Coimbra

Leiria

Lousada

Matosinhos

Maia

Murça

Vila Nova de Famalicão

 

-Melhores Câmaras Municipais do País por distrito:

Viana do Castelo – CM Viana do Castelo

Vila Real – CM Murça

Braga – CM Vila Nova de Famalicão

Porto – CM Lousada / CM Matosinhos

Aveiro – CM Águeda

Coimbra – CM Coimbra

Leiria – CM Leiria

Santarém – CM Torres Novas

Lisboa – CM Cascais

Setúbal – CM Barreiro

Portalegre – CM Ponte de Sor

Açores – CM Ribeira Grande

Os distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Évora, Beja, Faro e a região autónoma da Madeira não foram premiadas, em virtude das suas câmaras municipais não terem cumprido os requisitos, seja pelo número mínimo de indicadores cumpridos, seja pelo período temporal de atualização da informação.