Efemérides Lusa – Principais acontecimentos registados no dia 25 de março
Principais acontecimentos registados no dia 25 de março, Dia Internacional de Solidariedade com as Pessoas Detidas e Desaparecidas:
1801 – Morre o poeta alemão Novalis, Friedrich von Hardenberg, nome maior da expressão romântica.
1805 – D. Frei Manuel do Cenáculo, fundador da Biblioteca Pública de Évora, regista no Diário a colocação do “primeiro livro nas estantes da livraria”.
1807 – O Parlamento inglês aprova a abolição do comércio de escravos e permite o lançamento de uma campanha internacional contra o tráfico de pessoas, apoiada pela Armada britânica. A lei é promulgada pela Coroa e entraria em vigor a 01 de maio.
1815 – Áustria, Reino Unido, Prússia e Rússia formam a aliança contra Napoleão Bonaparte.
1823 – O pintor português Domingos Sequeira funda o Ateneu das Belas-Artes.
1824 – D. Pedro I jura a Constituição do Brasil.
1876 – É fundado o Partido Republicano português.
1881 – Nasce o compositor, pianista e musicólogo húngaro Béla Bartók, autor de “Concerto para Orquestra”, “O Mandarim Maravilhoso” e “O Castelo de Barba Azul”.
1914 – Morre o poeta português Frederico Mistral.
1918 – Morre o compositor francês Claude Debussy, mestre do impressionismo.
1922 – É fundado o Partido Comunista Brasileiro.
1934 – Morre o engenheiro António Arroio, crítico de arte.
1941 – II Guerra Mundial. A Jugoslávia junta-se à Aliança do Eixo Roma-Berlim-Tóquio.
1949 – A PIDE prende Álvaro Cunhal.
1957 – A França, a Alemanha Federal, a Itália, a Bélgica, a Holanda e o Luxemburgo assinam o Tratado de Roma, documento fundador da Comunidade Económica Europeia.
1961 – O ministro português da Defesa, general Botelho Moniz, escreve a Oliveira Salazar defendendo “imediatas reformas no plano interno”, que invertam a “situação de guerra” e a “degradação internacional do país”.
1975 – O Rei Faiçal, da Arábia Saudita, é assassinado em Riade. Khaled sucede-lhe no trono.
1977 – A Companhia de Caminhos-de-Ferro Portugueses, SARL passa a CP, empresa pública.
– Realiza-se a última viagem de uma locomotiva a vapor, em Portugal.
1984 – Mota Pinto vence o Congresso do PSD de Braga.
1990 – Pela primeira vez em 43 anos, realizam-se eleições livres na Hungria. A vitória cabe ao Fórum Democrático.
1991 – Morre o arcebispo Marcel Lefébvre, 85 anos, fundador e líder do movimento católico integrista, excomungado por João Paulo II em 1985.
1994 – Morre José Magalhães Godinho, 85 anos, resistente antifascista e destacado militante do PS.
2001 – O partido da extrema direita austríaca de Joerg Haider é derrotado nas eleições municipais de Viena.
2003 – Morre o antigo deputado socialista José Barros Moura, 58 anos, ex-dirigente comunista, fundador da Plataforma de Esquerda.
2004 – Cimeira Europeia em Bruxelas aprova plano de combate ao terrorismo e cria o cargo de coordenador geral da luta antiterrorista.
2005 – Sai o primeiro número do jornal Notícias do Centro, na cidade do Pombal.
– Pela primeira vez, sondagem prevê recusa do Tratado Constitucional da União Europeia, em França, com 55 por cento de intenção de voto negativo, no referendo de 29 de maio.
2006 – A União Europeia proíbe a entrada no espaço europeu do presidente eleito da Bielorrússia, Alexandre Lukachenko, após a detenção de centenas de manifestantes da oposição que exigem novas eleições por suspeita de fraude.
– Morre Richard Fleischer, 89 anos, cineasta norte-americano, realizador de “Vinte Mil Léguas Submarinas”, “Tora! Tora! Tora!” e “A Rapariga do Baloiço Vermelho”.
2007 – Os líderes da União Europeia adotam a Declaração de Berlim que prevê a aprovação de um novo Tratado Constitucional europeu até 2009.
– Sidi Uld Cheik Abdallahi vence a segunda volta das eleições presidenciais na Mauritânia.
– Donald Tsang é eleito chefe do governo de Hong Kong.
– Brigitte Mohnhaupt, 57 anos, membro do grupo terrorista Facção do Exército Vermelho (Baader-Mainhof), condenada há 24 anos a cinco penas de prisão perpétua, é posta em liberdade.
– O filme “Ainda há pastores”, do português Jorge Pelicano, conquista o primeiro prémio na categoria Atlântico no Festival Internacional de documentário de Tui, Galiza.
– António de Oliveira Salazar é eleito “o maior português de sempre” no concurso da RTP “Os Grandes Portugueses”.
– Morre Andranik Markarian, 55 anos, primeiro ministro da Arménia.
2008 – A EDP – Energias de Portugal é a única empresa a apresentar uma proposta para a construção da barragem de Foz Tua, num investimento de 339 milhões de contos, apurou a agência Lusa de fonte ligada ao processo
– O Tribunal de Instrução Criminal do Porto decide que o presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, vai a julgamento no âmbito do processo “Apito Dourado” relativo ao jogo Beira-Mar/Porto, da época 2003/2004
=================.
Este é o octogésimo quarto dia do ano. Faltam 281 dias para o termo de 2010.
Pensamento do dia: “Uma palavra de ordem movimenta exércitos. A palavra liberdade move nações”. Novalis (1772-1801), poeta alemão.
Lusa/Tudoben