Marvão: Feira da Castanha espera receber mais de 20 mil visitantes para assinalar bodas de prata
Mais de cinco toneladas de castanha e dois mil litros de vinho deverão ser consumidos nos dias 08 e 09 de Novembro na Feira da Castanha, em Marvão (Portalegre), que espera receber mais de 20 mil visitantes.
O município local, entidade promotora do evento, cujo programa foi ontem divulgado, espera que a 25/a edição do certame seja “uma das maiores de sempre”.
“É uma responsabilidade enorme realizar este evento, porque é a festa rainha do concelho”, considerou Pedro Sobreiro, vereador no município local, em declarações à agência Lusa.
A edição deste ano da Feira da Castanha vai contar com mais de dois mil litros de vinho e cinco toneladas de castanhas, que estarão distribuídas por quatro magustos localizados em sítios estratégicos da histórica vila.
“Estes valores dão-nos uma margem muito boa de manobra para o número de visitantes que nós temos anualmente”, salientou.
O artesanato nacional e a animação musical vão ser também “pontos fortes” do evento, que assinala este ano as bodas de prata.
“A entrada para a Feira da Castanha custa um euro, sendo a maior parte da receita entregue aos bombeiros locais”, referiu Pedro Sobreiro.
De acordo com o vereador, os produtores de vinho do concelho foram convidados a abastecer o certame, um desafio que a autarquia espera que seja superado e aceite pela maioria dos produtores da região.
“Vamos dar oportunidade aos produtores locais. Esperamos que adiram à iniciativa e que apresentem um vinho de grande qualidade”, sublinhou.
Durante a Feira da Castanha, decorrerá ainda um conjunto de actividades para assinalar as bodas de prata do certame, em que se destaca o lançamento de uma revista que reporta uma vasta recolha fotográfica das duas décadas e meia deste evento.
HYT.
Lusa/Tudoben