Reguengos de Monsaraz apresenta exposição com trabalhos de alunos
Ciclo Santiago
Município de Reguengos de Monsaraz apresenta exposição com trabalhos de alunos sobre “O Segredo do Rio”, de Miguel Sousa Tavares
O livro “O Segredo do Rio” (Oficina do Livro), do escritor e jornalista Miguel Sousa Tavares, foi recontado por 28 alunos da Escola Básica do 1º Ciclo e do Jardim-de-infância de Outeiro, recorrendo a diversas formas de expressão, como a pintura em tela. Os trabalhos dos alunos vão poder ser apreciados numa exposição organizada pelo Município de Reguengos de Monsaraz que vai estar patente entre os dias 1 e 8 de Maio, das 10h e as 18h, na Igreja de Santiago, na vila medieval de Monsaraz.
“O Segredo do Rio” é uma das obras recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura do Ministério da Educação, considerada de grande interesse para os alunos do Pré-escolar e do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, pelos conhecimentos, valores, beleza e magia que transporta às crianças. Através da pintura, conseguiu-se chegar de uma forma inovadora a todos os alunos, numa perspectiva de integração do trabalho manual e do trabalho intelectual, dando expressividade à história, pensada e desenhada por pequenos artistas. Por considerar o projecto de grande interesse pedagógico, social e cultural, o Município de Reguengos de Monsaraz associou-se à iniciativa integrando-a no Ciclo Santiago.
“O Segredo do Rio” é um conto sobre a amizade entre um rapaz que vive sozinho no campo e um peixe que vive no ribeiro para onde o jovem ia brincar. No final, percebe-se que o grande segredo do rio revela-se na gratidão que os une.
C.B.