Ourique: Município quer aumentar exportação de carne de porco alentejano para a China

Views: 5261

porcosA exportação de carne de porco alentejano para a China e o investimento em projetos turísticos em Ourique foram as oportunidades de negócio em destaque numa visita realizada hoje por uma delegação de empresários chineses ao concelho alentejano.

O presidente do município de Ourique, Pedro do Carmo, adiantou à Agência Lusa que os empresários chineses aproveitaram a presença na Ovibeja para visitar o concelho de Ourique e conhecer as suas potencialidades, entre as quais a transformação do porco alentejano.

“Não queríamos deixar perder esta janela de oportunidades para podermos vir a exportar este extraordinário produto para o Oriente”, justificou o autarca alentejano.

A deslocação a Ourique da delegação de 27 empresários chineses começou hoje de manhã com uma receção na nova Biblioteca Municipal, seguindo-se uma visita a uma fábrica local de transformação de carne de porco alentejano.

“A ideia é que [os empresário] conheçam como é que os animais são criados e como são transformados”, disse Pedro do Carmo, garantindo que, “depois de degustarem os produtos, ficaram maravilhados”.

“Ficaram estabelecidos contactos com câmaras de comércio para que se possam vir a exportar os nossos produtos para o Oriente”, adiantou.

Segundo o presidente do município alentejano, também as potencialidades turísticas do concelho foram “mostradas” aos empresários chineses, que se mostraram interessados em “criarem uma plataforma de investimento” nesta área.

“Foram mostrados os projetos turísticos que estão previstos para o concelho de Ourique e foi abordada a possibilidade destes empresários, em contactado com os promotores, criarem plataformas de investimento”, explicou.

Para Pedro do Carmo, a visita dos empresários chineses revelou-se “extraordinariamente importante”, uma vez que “ficaram lançadas as bases para possíveis negócios, neste momento tão difícil de crise que se faz sentir na Europa e onde Portugal não é exceção”.

Após a visita a Ourique, os empresários chineses seguiram para Beja, onde participaram numa degustação de porco alentejano, numa prova vinícola e assistiram a uma sessão de corte de presunto no stand da Câmara de Ourique na feira Ovibeja.

SYM.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Lusa/Tudoben

Comments: 0