Borba: Varandas e janelas do centro histórico ornamentadas com plantas floridas
Os moradores do centro histórico da cidade alentejana de Borba vão ornamentar as varandas e janelas das suas casas com floreiras e plantas floridas, como forma de participação num concurso lançado pelo município local.
Trata-se da edição 2010 do “Concurso Borba Florida”, que conta com a adesão de algumas dezenas de habitantes do centro histórico da cidade, zona a que se destina a iniciativa.
Segundo a autarquia, a cidade fica “mais colorida, alegre e acolhedora” para os seus habitantes e para os turistas que a visitam, contribuindo também para esta situação os participantes extra concurso.
O município fornece os vasos, as flores e os produtos orgânicos e os moradores têm de cuidar das plantas floridas, cada um à sua maneira e daí resulta o despique.
Aos novos concorrentes, o município entrega, por valor simbólico, as floreiras acompanhadas de substrato e plantas floridas, enquanto aos participantes de edições anteriores as flores para decoração das floreiras são fornecidas gratuitamente.
O vereador do município Artur Pombeiro disse hoje à Agência Lusa que, durante os meses de maio a setembro, o júri do concurso vai efetuar três visitas às varandas e janelas dos concorrentes.
O autarca adiantou que, durante as visitas, o júri vai avaliando a evolução da floração e a beleza das plantas nas varandas e janelas, de modo a eleger os premiados.
Artur Pombeiro referiu ainda que a divulgação dos resultados será feita até 30 de setembro e a entrega dos prémios decorre a 01 de outubro.
De acordo com o autarca, a entrega de prémios simbólicos aos três primeiros classificados decorre na inauguração da exposição com fotografias de todas as varandas e janelas a concurso, que estará patente ao público até 10 de outubro, no Palacete dos Mellos.
TCA.
*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***
Lusa/Tudoben