Almanaque Lusa – Hoje é sábado, 08 de maio, centésimo vigésimo oitavo dia do ano
Hoje é sábado, 08 de maio, centésimo vigésimo oitavo dia do ano. Hoje assinala-se o Dia Mundial e Nacional da Segurança Social, o Dia da Cruz Vermelha Internacional, o Dia do Comércio Justo e o Dia Mundial das Aves Migratórias. Faltam 237 dias para o final de 2010.
Este dia é dedicado a Nossa Senhora Medianeira e a São Bonifácio IV, Papa.
Nos céus, a Lua encaminha-se para a Fase Nova. Lua Nova, dia 14, às 02:04.
O Sol nasce às 06:32 e o ocaso regista-se às 20:35.
No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 11:26, a baixa-mar às 05:51 e 18:13.
Os nascidos nesta data pertencem ao signo Touro, destacando-se o suíço Henri Dunant (1828), fundador da Cruz Vermelha Internacional, Harry Truman (1884), trigésimo terceiro Presidente dos EUA, o ator Fernandel (1903), conhecido pela representação de D.Camilo, o cineasta italiano Roberto Rossellini (1906), o escritor francês Romain Gary (1914), David Attenborough (1926), documentarista britânico, a soprano irlandesa Heather Harper (1930), o escritor norte-americano Thomas Pynchon (1937), o pianista e compositor de jazz Keith Jarrett (1945), a soprano inglesa Felicity Lott (1948), a atriz Melissa Gilbert (1964) e o cantor Enrique Iglesias (1975).
Nesta data, em 1541, o explorador espanhol Fernando de Soto descobria o rio Mississipi. Em 1782, morria o Marquês de Pombal. Em 1878, o governo de Fontes Pereira de Melo aprovava a lei eleitoral que alargava, pela primeira vez, o direito de voto aos que soubessem ler ou possuíssem uma renda mínima. Em 1879, George Selden, de Rochester, Nova Iorque, registava a primeira patente de um automóvel.
Em 1886, começava a ser servido o xarope concebido por John S. Pemberton, na farmácia Jacob’s, de Atlanta, EUA, bebida que viria a ser conhecida por Coca-Cola. Em 1945, com a confirmação da rendição da Alemanha Nazi, era proclamada a vitória aliada na Europa. Em 1972, o presidente dos EUA, Richard Nixon, ordenava que fossem colocadas minas nos portos do Vietname do Norte, no sentido de forçar os dirigentes comunistas a negociarem o fim da guerra no Vietname.
Em 1973, rendiam-se às autoridades os índios norte-americanos, que tinham ocupado a cidade de Wounded Knee, no Dakota do Sul, EUA. Em 1985, o presidente dos EUA, Ronald Reagan, chegava a Lisboa para uma visita de 41 horas. Em 1988, François Mitterrand era reeleito presidente da Republica Francesa. Em 1996, a escritora Maria Judite de Carvalho recebia o Prémio da Crítica, atribuído pela Associação Internacional de Críticos, e Eduardo Prado Coelho era distinguido com o Grande Prémio de Literatura Biográfica, da Associação Portuguesa de Escritores. No mesmo dia, morria o toureiro espanhol Luís Miguel Dominguin, 69 anos.
Em 1998, José Barata Moura, doutorado em Filosofia e professor da Faculdade de Letras de Lisboa, tomava posse como Reitor da Universidade Clássica de Lisboa. Em 1999, a NATO bombardeava, por engano, a Embaixada da China em Belgrado. Em 2001, o presidente de Cuba, Fidel Castro, começava uma viagem de três dias, ao Irão.
Em 2003, a Polícia Judiciária confirmava a fuga da autarca Fátima Felgueiras para o Brasil, a partir do aeroporto de Madrid. No mesmo dia morria a atriz portuguesa Carmen Mendes, aos 76 anos.
Em 2004, morria António de Sommer Champalimaud, 86 anos, industrial e financeiro português, um dos homens mais ricos do mundo, segundo a revista Forbes, com uma fortuna superior a 1,2 mil milhões de euros. Em 2005, a lista de Francisco Louçã elegia 74 dos 80 membros da Mesa Nacional do Bloco de Esquerda, na IV Convenção do movimento.
Em 2006, realizavam-se manifestações em várias localidades do país contra o encerramento de maternidades, decidido por despacho do ministro da Saúde, de 14 de março. Alguns municípios interpõem providências cautelares. Em Gleno, Timor-Leste, verificava-se o sequestro do governador, um pároco e seis agentes da polícia enquanto Portugal definia planos de contingência para garantir a retirada de residentes. No mesmo dia, morria António Xavier, 62 anos, cientista, professor, fundador do Instituto de Tecnologia Química e Biológica da Universidade Nova de Lisboa. E o treinador do Chelsea, José Mourinho, era eleito, pela segunda vez, Treinador do Ano pela Liga de futebol inglesa.
Em 2007, o ministro do Ensino Superior, Mariano Gago, emitia o despacho que retirava à Universidade Independente o reconhecimento como instituição de interesse público, um requisito fundamental para a instituição poder continuar a funcionar. Tomava posse o novo governo autonómico da Irlanda do Norte, com Ian Paisley, protestante, como primeiro-ministro, e Martin McGuinness, católico, como vice-primeiro-ministro.
Em 2008, a Assembleia da República “chumbava” uma moção de censura apresentada pelo PCP contra o Governo, com os votos contra da maioria socialista e a abstenção da direita parlamentar. Um suspeito de abuso sexual de crianças era detido pela polícia nos Estados Unidos, dois dias depois de a Interpol ter lançado um apelo internacional para informações sobre um homem que aparecia em várias fotografias divulgadas na Internet abusando sexualmente de crianças. A Duma Estatal da Rússia, câmara baixa do parlamento Russo, apoiava por esmagadora maioria a candidatura de Vladimir Putin ao cargo de primeiro-ministro do governo russo. O primeiro avião com ajuda da ONU aterrava na Birmânia, seis dias depois da passagem do ciclone Nargis, do qual resultaram milhares de mortos e desaparecidos. Morria o cantor de country Eddy Arnold, aos 89 anos, em Nashville, Tennessee, berço da música de que foi um dos principais intérpretes.
Lusa/Fim.