Empresa familiar de Portalegre vai exportar azeite para EUA e Canadá
Uma empresa de comércio agro industrial de Portalegre anunciou hoje que vai exportar para os Estados Unidos da América (EUA) e Canadá a marca de azeite virgem extra Fadista, um produto lançado em 2009.
“Este negócio é de uma enorme importância para nós, numa altura de crise”, disse hoje à agência Lusa a responsável pela empresa familiar Diterra, Teresa Mendes.
“Este produto foi pensado para o mercado da exportação e da grande distribuição e estamos a começar a colher os frutos com este negócio. Espero que a aceitação dos consumidores seja a melhor”, sublinhou.
O azeite Fadista vai entrar no mercado da América do Norte através do Grupo TJX Companies, Inc, que detém uma cadeia de lojas na América do Norte e Europa.
O Grupo TJX Companies, Inc vai assegurar a colocação do azeite Fadista em várias lojas espalhadas pelos Estados Unidos da América e Canadá.
“Neste momento, também estamos em negociações com a República Checa e com o Japão para colocar os nossos produtos nesses mercados”, revelou.
Sem especificar a quantidade de azeite que vai ser exportada para a América do Norte, Teresa Mendes explicou que as vendas da Diterra para o exterior representavam, até agora, 1,6 por cento do volume total de negócios da empresa.
“Esse valor foi atingido, porque nós já exportamos o nosso produto para o Luxemburgo”, disse.
No entanto, após este negócio para os Estados Unidos da América e Canadá, a empresa espera aumentar, até ao final deste ano, o volume de exportações para os “15 por cento”.
O azeite Fadista é um produto obtido diretamente de azeitonas da variedade Galega, com apontamentos de Picual, unicamente recolhido por processos mecânicos.
O azeite apresenta-se em garrafas de 250ml, 500ml, 750ml e garrafão de 3 e 5 litros.
Além dos azeites Fadista e Amojanda, a Diterra comercializa vinagre, pasta de azeitona, mel e compotas.
HYT.
*** Este texto foi escrito ao abrigo do Novo Acordo Ortográfico ***
Lusa/Tudoben