Centro Oleiro de S. Pedro do Corval terá 13 olarias no certame

Views: 2360

Festa Ibérica da Olaria e do Barro com participação de 35 olarias portuguesas

olaria_s_pedro_corvalA 16ª Festa Ibérica da Olaria e do Barro decorre entre os dias 27 e 30 de Maio em Salvatierra de los Barros (Extremadura espanhola). Este certame organizado pelos municípios de Reguengos de Monsaraz e de Salvatierra de los Barros junta os dois maiores centros oleiros da Península Ibérica num evento de promoção cultural e turística da olaria. Organizada em anos alternados em cada município, a Festa Ibérica da Olaria e do Barro visa valorizar a olaria, chamar a atenção para a sua importância e para o seu interesse artesanal e artístico.

Nesta edição participam 35 olarias portuguesas e 30 espanholas, entre as quais 13 do Centro Oleiro de S. Pedro do Corval (concelho de Reguengos de Monsaraz), considerado o maior do país com 26 olarias em actividade. Oriundas de Portugal vão estar também presentes olarias de Gondomar, Foz do Arelho, Beringel, Mourão, Coruche, Ramada, Alcobaça (2), Vila Nova de Santo André, Braga, Vila Boim, Mafra, Redondo, Campo Maior, Elvas, Reguengos de Monsaraz, Évora, Azaruja, Povoa de Santo Adrião, Queluz, Sintra e Grândola. As olarias espanholas que vão participar na Festa Ibérica da Olaria e do Barro são de Salvatierra de los Barros (16), Zamora (3), Badajoz, Almeria, Ciudad Real, Alicante, Cantábria, Madrid, Barcarrota, Burujón, Alberche, Múrcia e Mérida.

A cerimónia de abertura vai decorrer amanhã, dia 27 de Maio, pelas 17h30, seguindo-se a inauguração da exposição “O Papel da Mulher na Olaria” e a entrega de peças de cerâmica pelo Centro de Iniciativas Turísticas de Almendralejo ao Museu da Olaria de Salvatierra de los Barros. Na sexta-feira, pelas 11h, haverá uma visita ao certame de alunos das escolas de Reguengos de Monsaraz e da Extremadura que integra um espectáculo infantil para as crianças, e à tarde, a partir das 16h, decorre uma mesa redonda subordinada ao tema “O Papel da Mulher na Olaria” e às 17h30 acontece o 6º Encontro de Mulheres Sierra Suroeste.

No dia 29 a temática da olaria estará em debate nas jornadas técnicas que vão decorrer entre as 10h e as 13h, seguindo-se pelas 17h30 actuações de grupos folclóricos. A fechar o certame, no domingo, às 17h, serão entregues as distinções do 4º Prémio Especial de Artesanato Tradicional e do 6º Concurso de Olaria e Cerâmica. O recinto da Festa Ibérica da Olaria e do Barro estará aberto todos os dias das 10h às 21h. Diariamente, entre as 11h e as 13h, haverá demonstrações ao vivo de oleiros e decoradoras.

Comments: 0