TGV: Ligação de alta velocidade “está absolutamente decidida” – vice-presidente da Junta da Extremadura
A ligação ferroviária de alta velocidade, “tanto em Espanha como em Portugal está absolutamente decidida”, reafirmou hoje a vice-presidente da Junta da Extremadura espanhola, considerando que a crise não põe em causa o projeto.
Questionada sobre a ligação ferroviária de alta velocidade Lisboa-Badajoz-Madrid, Dolores Aguilar, que na segunda feira reuniu com o Secretário de Estado dos Transportes, Carlos Correia da Fonseca, assegurou que o avanço do projeto da ligação por TGV, “tanto em Espanha como em Portugal, está absolutamente decidido”.
“O comboio de alta velocidade vai ser uma realidade, vai poder unir Madrid, Badajoz e Lisboa nos próximos anos”, asseverou Dolores Aguilar, admitindo contudo que “alguns troços poderão atrasar-se um pouco mais ou menos por causa da crise”.
Dolores Aguilar, que é também ministra Regional da Economia, Comércio e Inovação, considerou que adiar o projeto “não faz sentido nenhum”.
“Estando-se já a realizar alguns troços, pode haver alguns que vão se atrasem um pouco, mais ou menos, por causa da crise, mas é uma questão de procurar formas de avaliar este tipo de acontecimento conjuntural e económico”, disse.
“É claro que é um projeto que vai continuar com a mesma decisão e com a mesma firmeza, tanto da parte de Portugal, como de Espanha”, concluiu, em declarações à Lusa, durante uma visita ao Porto de Sines.
AYN.
***Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico***
Lusa/Tudoben