Grupo infantil da companhia alentejana PIM Teatro estreia-se no estrangeiro em festival em França
“No Mundo Maroto do Livro ao Contrário II” é a peça com que o grupo infantil do PIM Teatro, de Évora, se vai estrear no estrangeiro, num festival em Toulouse (França), que arranca terça feira.
Segundo a companhia teatral alentejana, o grupo infantil Pernas Pró Ar vai apresentar, na cidade francesa, um espetáculo sobre “bibliotecas, livros, frases e palavras”, mas “ao contrário”.
“É um espetáculo em forma de poema ou um poema em forma de espetáculo. Tudo começa numa biblioteca onde há um rato que come livros, uma estante dorminhoca e assustadiça, uma bibliotecária velha, surda e muito simpática e três jovens leitoras bonitas, mas impacientes”, explica o PIM Teatro.
A “viagem” que dá corpo à peça, acrescenta a companhia, inicia-se dentro dessa “velha biblioteca”, em busca de um “livro mágico: O livro ao contrário”.
“Este livro raro transporta-nos para dentro do seu ‘mundo maroto’, onde tudo está ao contrário, onde um general pode ter medo e um presidente pode duvidar”, revela ainda o grupo teatral.
O espetáculo representado pelos Pernas Pró Ar inclui, além do teatro, dança, movimento, personagens que contam histórias e textos de autores portugueses e outros escritos pelo PIM Teatro.
A peça coloca em palco nove dos jovens atores do grupo infantil, iniciado em 2007 e que integra crianças dos sete aos 14 anos.
“No Mundo Maroto do Livro ao Contrário II” é uma produção que “nasce” de uma ideia criada no ano passado e, na altura, apresentada ao público na Biblioteca Pública de Évora.
“Este ano, o grupo voltou a pegar na ideia original e, com novos olhares e novas perspetivas, adaptou-a e transformou-a num novo espetáculo”, refere o PIM Teatro.
Dirigida por Alexandra Espiridião, diretora artística do PIM Teatro e docente da Escola das Artes da Universidade de Évora, a peça marca a estreia no estrangeiro do grupo Pernas Pró Ar, presente no Festival Internacional de Teatro Infantil e Juvenil de Toulouse, a decorrer até dia 26 deste mês.
Ana Filipa Ramos, Barnabé Palma, Camilo Vidal, Estrela Espiridião, Filipe Lúcio, Francisca Lourenço, Maria Emília Ferreira, Maria Teresa Prates e Sofia Penas são os jovens atores, colaborando ainda na peça a musicoterapeuta Susana Gutierrez e o professor de teatro Carlos Lopes, sendo a banda sonora “assinada” por João Sérgio Palma.
RRL.
*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***
Lusa/Tudoben