Dívidas Estado: Autarca de Portalegre considera “excelente” ideia do Governo
O presidente da Câmara de Portalegre, Mata Cáceres considerou ontem “excelente” a intenção do Governo de criar medidas para o pagamento das dívidas a fornecedores por parte das autarquias.
Em declarações à agência Lusa o autarca alentejano considerou que “qualquer situação que nos ajude a regularizar, transferir, amortecer o serviço de dívida é excelente”.
“As medidas são como os copos de leite. Bebem-se quando estão disponíveis e quando é possível e esta, se calhar, já deveria ter vindo, mas é bem vinda no dia que chegar”, disse Mata Cáceres, eleito pelo PSD.
O Governo aprovou no domingo medidas para pagar a curto prazo dívidas da administração central às empresas, no valor de 1,2 mil milhões de euros e às autarquias locais e regiões no valor de 1,250 mil milhões.
O ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, anunciou que as dívidas das autarquias serão regularizadas num “prazo curto”, acrescentando que terão que ser ouvidas as entidades representativas das autarquias para estabelecer a forma dessa regularização.
O pagamento das dívidas será feito através de um serviço a criar “no âmbito do Ministério das Finanças”, disse o ministro.
Sem revelar o valor exacto da dívida da autarquia aos fornecedores, Mata Cáceres afirmou que o município tem em marcha um plano de saneamento financeiro que está a ser apresentado ao Tribunal de Contas, para tentar transformar a divida a curto prazo em divida de médio e longo prazo.
“Esta dívida resulta de investimento para resolver problemas às pessoas, nós não criámos dívidas para comprar carros de luxo nem para andar a fazer rotundas ou brincadeiras sem nexo” disse o autarca.
HYT.
Lusa/Tudoben