Distrito de Portalegre com mais área ardida este ano
O Centro de Coordenação Operacional Distrital de Portalegre, da Protecção Civil, realizou esta quarta-feira 4 de Agosto de 2010, a sua reunião semanal no salão nobre da Câmara Municipal de Elvas.
No final, o Governador Civil de Portalegre e o Comandante do Centro de Coordenação Operacional Distrital de Portalegre (CCOD) falaram à comunicação social.
Jaime Estorninho (Governador Civil) começou por explicar os motivos da reunião, adiantando que todas as quartas-feiras são efectuados briefings com o CCOD e efectuadas visitas extraordinárias a todos os concelhos que tenham graves riscos de incêndio florestal. O objectivo é sensibilizar as autarquias para a temática dos incêndios florestais e protecção civil.
Belo Costa, comandante operacional CCOD, mencionou o facto de este ano o Distrito registar ligeiramente mais área ardida do que igual período do ano passado, embora existam factores comparativamente diferentes ao ano anterior, “temos tido um verão mais desfavorável em relação às condições meteorológicas, mais quente, mais seco e com mais vento”.
O comandante da CCOD adiantou ainda que o Distrito vai continuar até 2ª feira em alerta amarelo, e elogiou a capacidade operacional das forças de combate na intervenção dos incêndios no Distrito Portalegre. Segundo Belo Costa na maioria das solicitações, 1o minutos após o alarme os meios estão no terreno a combater o incêndio.