Milhares de espanhóis na Festa da Castanha em Marvão
Milhares de espanhóis visitaram, este fim-de-semana, a vila fronteiriça de Marvão, em Portalegre, durante a Festa da Castanha, anunciou hoje à agência Lusa um dos elementos da organização.
“Toneladas de castanha e vários depósitos de vinho foram consumidos pelos espanhóis e alguns portugueses” que, desde sábado, afluíram à festa, que decorreu no interior das muralhas do castelo de Marvão, explicou Alexandre Bizarro.
A organização da Festa da Castanha é da Câmara Municipal, que este ano foi forçada a cortar o trânsito no sopé do monte em que assenta a vila, devido ao excesso de viaturas que afluíram ao local, verificou a Lusa.
Vários grupos musicais e etnográficos animaram os dois dias de festejos, incluindo conjuntos espanhóis, que durante as comemorações tocaram “modinhas populares e de diferentes origens”, disse ainda Alexandre Bizarro.
O vinho da colheita deste ano foi vendido em caneca de barro e, por um euro, os visitantes podiam adquirir a bebida e uma medida de castanhas assadas (cerca de uma dúzia e meia), explicou.
O transporte das pessoas para o interior das muralhas do castelo foi assegurado por autocarros, que durante os dois dias transportaram milhares de visitantes dos festejos.
A Vila de Marvão situa-se no norte alentejano e já foi candidatada a Património da Humanidade, pela UNESCO.
MPC/HYT.
Lusa/fim