Presidente da Distrital de Portalegre recua e não se recandidata ao cargo
O presidente da distrital de Portalegre do PSD, Pedro Lancha, revelou ontem que não vai recandidatar-se ao cargo nas eleições marcadas para o dia 28 deste mês, recuando na decisão já anunciada.
Esta decisão surge depois de Pedro Lancha ter anunciado recentemente à agência Lusa a sua recandidatura ao cargo de presidente da comissão política distrital de Portalegre do PSD.
Pedro Lancha justificou o recuo na decisão, alegando que foi tomado “com base na ameaça que paira sobre o concelho de Fronteira em torno da nova Lei das Finanças Locais”.
Pedro Lancha, 56 anos, exerce também o cargo de presidente da Câmara Municipal de Fronteira.
“A minha participação em órgãos partidários poderá prejudicar a mobilização que defendo para uma luta que deverá ser firme e que não pode ser de cariz partidário, uma vez que pretende unir todos por uma causa comum”, explicou, em conferência de imprensa, ontem em Portalegre.
De acordo com Pedro Lancha, a Lei das Finanças Locais “reconhece o sucesso da estratégia do município e o desenvolvimento conseguido, mesmo sendo o que menos verbas recebe, castigando-o e diminuindo-lhe drasticamente as receitas”.
“Pela aplicação da nova lei, Fronteira é o município que mais cresceu em todo o país e por conseguinte deixa de ser beneficiário e passa a ser o principal contribuinte”, considerou.
Para o autarca, “a lei vem premiar os municípios cuja estratégia se reduz ao futebol ou a festas”.
“Se, até ao final do ano, não sentir sinais de mudança (Lei das Finanças Locais), o município avançará com um processo de esclarecimento da opinião pública, envolvendo as forças políticas representadas na Assembleia Municipal na defesa dos seus interesses”, prometeu.
“Estou disposto a tudo para lutar contra esta situação, menos ao ponto de chegar à greve de fome”, alertou.
A candidatura de Pedro Lancha à distrital de Portalegre do PSD era a única anunciada.
No entanto, Pedro Lancha, que cumpre o seu primeiro mandato à frente da distrital social-democrata, garantiu aos jornalistas que “nos próximos dias vai aparecer uma outra candidatura ao cargo”.
HYT.
Lusa/Tudoben