Valnor inaugura primeira Central de Compostagem do Alentejo
Será inaugurada, na próxima sexta-feira dia 21, em Avis/Fronteira, a primeira Central de Valorização Orgânica da região do Alentejo, no aterro sanitário da Valnor. Um investimento de 18 milhões de euros com comparticipação da União Europeia. A cerimónia vai ser presidida pelo Secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa.
Tudo o que sejam resíduos biodegradáveis tais como restos de comida, relvas e cortes de árvores vão ser transformados em adubos orgânicos. Pinto Rodrigues, Administrador Delegado da Valnor diz que é uma infra-estrutura essencial para cumprir as metas europeias.
“Trata-se de desviar de colocar em aterro a matéria orgânica por todos nós produzida. Daí o investimento nesta central de compostagem que é a primeira desta segunda geração a ser construída no país vai permitir-nos desviar de aterro cerca de 30 mil toneladas de matéria orgânica. Nesta nova fábrica primeiro vai fazer-se a separação dos resíduos orgânicos dos outros e depois vai fazer-se um processo biológico de transformação destes resíduos em adubos”, esclarece.
Um investimento de 18 milhões de euros que contou com uma comparticipação de 50 por cento de fundos da União Europeia e que vai criar 50 novos postos de trabalho.
Estima-se que esta nova Central de Valorização Orgânica venha a captar cerca de 60 por cento de resíduos orgânicos e terá capacidade para produzir cerca de 10 toneladas por ano de adubo normal, destinado ao consumidor doméstico e seis mil toneladas por ano de adubo para a agricultura. A cerimónia de inauguração está marcada para a próxima sexta-feira, dia 21, em no aterro sanitário de Avis/Fronteira e vai ser presidida pelo Secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa.
A Valnor é a empresa responsável pelo pela recolha, triagem, valorização e tratamento de resíduos sólidos nos 19 Municípios da sua área de influência.
M.G.