Almanaque LUSA – 20 de Novembro – Faz anos que aconteceu
Hoje é Quinta-feira, 20 de Novembro, tricentésimo vigésimo quinto dia do ano, Dia Universal da Criança, Dia da Industrialização de África e Dia Mundial da Filosofia. Faltam 41 dias para o final de 2008.
Este dia é dedicado a São Félix, confessor, e à Beata Maria Fortunata, Beneditina.
Nos céus, a Lua encaminha-se para a Fase Nova: Lua nova, dia 27, às 16:55.
O sol nasce às 07:25 e o ocaso regista-se às 17:20.
No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 09:01 e 21:51, a baixa-mar, às 02:17 e 15:14.
Os nascidos nesta data pertencem ao signo Escorpião, destacando-se o físico alemão Otto Von Guericke (1602), o “cartoonista” norte-americano Chester Gould (1900), criador de Dick Tracy, e as actrizes norte-americanas Gene Tirney (1920) e Bo Derek (1956).
Nesta data, em 1873 as localidades de Buda e Pest juntavam-se, formando uma só cidade, que, mais tarde, se tornaria na capital da Hungria. Em 1910, morria o escritor russo Leon Tolstoi. Em 1945, um grupo de 24 dirigentes nazis começava a ser julgado em Nuremberga, por um tribunal internacional, acusados de crimes contra a humanidade. Em 1947, Isabel II de Inglaterra casava-se com Filipe de Edimburgo.
Em 1959, a ONU adoptava o texto dos direitos da criança. Na mesma data, Portugal e mais seis países europeus (Reino Unido, Áustria, Suiça, Dinamarca, Suécia e Noruega) decidiam criar a EFTA (Associação Europeia de Comércio Livre). Em 1963, era inaugurado o serviço telefónico automático entre Lisboa e Porto.
Em 1975, morria, em Madrid, o ditador Francisco Franco. No mesmo dia, Ronald Reagan, antigo actor de filmes “série B” de Hollywood, anunciava a sua candidatura à Presidência dos EUA.
Em 1977, o presidente egípcio Anwar Sadat falava sobre a paz no Parlamento israelita. Em 1983, o balanço das inundações em Lisboa e zonas limítrofes acusava a morte de nove pessoas e cerca de um milhar de desalojados.
Em 1987, morria a actriz portuguesa Ivone Silva, 52 anos. Em 1989, na abertura do XIV Congresso do Partido Comunista da Roménia, Nicolai Ceausescu rejeitava o movimento de reformas em curso noutros países do Leste europeu.
Em 1992, Xanana Gusmão, líder da resistência timorense, era detido pela tropa de elite da Indonésia, nos arredores de Díli, capital de Timor-Leste. Em 1994, o ministro angolano dos Negócios Estrangeiros, Venâncio de Moura, e o secretário-geral da Unita, Eugénio Manuvakola, assinavam, em Lusaca, o Acordo de Paz de Reconciliação Nacional.
Em 1996, Luís Archer tomava posse como presidente do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida. Em 1997, Belmiro de Azevedo obtinha a terceira licença de concessão de telefones móveis. Em 1999, morria o político italiano Amintore Fanfani, 91 anos, fundador da Democracia Cristã.
Em 2000, os ministros da Defesa e dos Negócios Estrangeiros da União Europeia aprovavam, em Bruxelas, a composição da força de intervenção rápida europeia. Em 2003, atentados suicidas, em Istambul, contra interesses britânicos, causavam a morte de 27 pessoas, entre elas o Cônsul do Reino Unido. No mesmo dia, morriam Louis Azzaro, estilista, 70 anos, e David Dacko, 76 anos, líder da independência centro-africana.
Em 2004, o presidente da República Jorge Sampaio vetava a proposta de constituição do Gabinete de Comunicação e Informação do Governo de Pedro Santana Lopes. E o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, MoMa, reabria ao público, depois de quatro anos em obras de remodelação.
Em 2005, o primeiro-ministro israelita Ariel Sharon abandonava o partido conservador Likud, depois de Partido Trabalhista romper a coligação, e pedia a dissolução do Parlamento para a convocação de eleições antecipadas. A ONU anunciava a criação de sistema de alerta precoce da gripe das aves.
Em 2006, o governo anunciava o lançamento em 2007 do primeiro Plano Nacional de Combate ao Tráfico de Seres Humanos, enquanto o Tribunal de Gondomar decidia abrir a instrução do processo “Apito Dourado”, solicitada pela maioria dos 27 arguidos. Era lançada a Associação Empresários pela Inclusão Social, e a Comissão Europeia propunha o fim da comercialização de peles de cães e gatos na União Europeia. A organização de defesa dos direitos humanos Human Rights Watch defendia a anulação do julgamento do antigo presidente iraquiano Saddam Hussein, condenado à morte por crimes contra a humanidade, invocando irregularidades durante o processo. A federação alemã de atletismo abria um processo por dopagem contra Nils Schuman, campeão olímpico dos 800 metros em Sidney2000, e Grit Breuer, campeã da Europa de 400 metros em 1990 e 1998, já retirada das competições. João Paciência, projectista da Aldeia dos Capuchos, na Caparica, era distinguido com o primeiro Prémio Municipal de Arquitectura Cidade de Almada. Morria Robert Altman, 81 anos, realizador norte-americano, autor de “MASH”, Nashville”, “O Jogador” e de “Bastidores da Rádio”, estreado em 2006 nas salas portuguesas. Óscar de carreira de 2006. Morria Elpídio de Sousa, 56 anos, secretário-geral adjunto do Partido Nova Democracia.
Em 2007, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, na sua deslocação a Lisboa, elogiava a comunidade portuguesa residente na Venezuela e deixava garantias de que o seu Governo trabalhará para assegurar “tranquilidade” e “segurança” à comunidade portuguesa residente no seu país. Centenas de milhares de funcionários públicos paralisavam em França e juntavam-se aos ferroviários em greve há uma semana, marcando um pico na contestação das medidas sociais consideradas indispensáveis pelo presidente Nicolas Sarkozy para reformar o país. Morria o trompetista Ernest “Doc” Paulin, o músico mais idoso de jazz tradicional de Nova Orleans, em Marrero, na Louisiana, com 100 anos. Morria o antigo primeiro-ministro da ex-Rodésia Ian Smith, cujo governo declarou ilegalmente a independência do domínio britânico, com 88 anos.
Lusa/Tudoben