Vila Viçosa: Município investe 2,4 ME na construção de Biblioteca e Arquivo Municipal
O município alentejano de Vila Viçosa (Évora) vai construir em 2009 a Biblioteca e Arquivo Municipal, num investimento de cerca de 2,4 milhões de euros, disse hoje à agência Lusa o presidente da autarquia, Manuel Condenado.
O autarca adiantou que o edifício vai ser construído junto ao Museu do Mármore, instalado na antiga estação de caminho de ferro.
De acordo com o presidente da autarquia, está já a decorrer o concurso para a execução da obra.
Com a construção da biblioteca, a autarquia pretende suprir uma lacuna existente no concelho na área dos equipamentos culturais.
Segundo o município, Vila Viçosa não dispõe de uma biblioteca pública que sirva a população em geral, e, em particular, a população escolar do concelho, apesar de existir um Arquivo Histórico Municipal, a Biblioteca Florbela Espanca e o Arquivo da Casa de Bragança.
A obra envolve uma candidatura ao Programa de Apoio à Rede de Bibliotecas Municipais e vai ser comparticipada por fundos da União Europeia, através do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).
A nova biblioteca vai facilitar o acesso da população à informação disponível e estimular a leitura num espaço adequado e confortável para o efeito.
A autarquia vai ainda instalar em 2009 um sistema de Telegestão da Rede de Águas, que permitirá uma maior eficácia na gestão daquele recurso e uma redução das perdas na rede pública, num investimento de 436 mil euros.
O sistema de telegestão, além de “promover a eficiência no uso” da água, permitirá também maior qualidade na distribuição e o acompanhamento, em tempo real, do funcionamento dos equipamentos.
Quando estiver instalada, a telegestão vai possibilitar elevar os níveis de disponibilidade e qualidade de distribuição da água.
A diminuição das perdas de água na rede, a monitorização da passagem de caudais e a programação eficiente de intervenções nos troços com maior nível de perdas são outras vantagens do sistema.
Também no próximo ano, o município vai efectuar a obra de arrelvamento do campo de futebol da freguesia de Bencatel, num investimento de 500 mil euros.
A Câmara Municipal de Vila Viçosa já aprovou as Grandes Opções do Plano e o Orçamento de 13,1 milhões de euros para 2009.
Os investimentos no próximo ano rondam os 4,5 milhões de euros.
TCA.
Lusa/Tudoben